SóProvas


ID
3255625
Banca
IBFC
Órgão
CGE - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere ao orçamento público, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • CORRIGINDO A: Orçamento de desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas.

    CORRIGINDO B: orçamento – programa É um instrumento de planejamento da ação do governo, através da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além dos estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados.

    CORRIGINDO C: Orçamento base zero anda em harmonia com a estrategia, o qual tem objetivo de reduzir custos. É uma abordagem para planejamento e orçamentação que inverte a lógica tradicional do processo de orçamento.

    Gabarito D é a certa.

  • ORÇAMENTO- PROGRAMA -  O orçamento-programa está intimamente ligado ao sistema de planejamento e aos objetivos que o governo pretende alcançar. A ênfase é nos objetivos a realizar. Esta é a técnica orçamentária utilizada no Brasil atualmente e é obrigatória para todas as unidades da Federação. Foi legalmente implementada no Brasil mediante sua inclusão na Lei no 4.320/1964.

     

    ORÇAMENTO CLÁSSICO/TRADICIONAL - No orçamento clássico ou tradicional a ênfase é naquilo que a instituição gasta, e não no que realiza.

    MACETE: CLÁ$$ICO --> ÊNFASE NO GA$TO

     

    ORÇAMENTO DE DESEMPENHO - Orçamento com base no desempenho organizacional significa que as Unidades Gestoras seriam contempladas com recursos orçamentários conforme o desempenho no exercício anterior. Se caracteriza por apresentar o orçamento sob duas perspectivas: o objeto do gasto e um programa de trabalho.

     

    ORÇAMENTO BASE ZERO - A metodologia do Orçamento Base Zero não é adotada no Brasil. Sua ideia básica é a de que cada unidade da Administração Pública, a cada ano, ao elaborar sua proposta orçamentária, deve justificar o quanto e para que deve gastar os recursos que estão sendo pleiteados. A maior preocupação do Orçamento Base zero é justificar o porquê da despesa, se deve ou não gastar esse ou aquele recurso e em qual programa ou projeto.

     

    ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Orçamento participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente quanto ao orçamento de investimentos, como exemplo a construção de unidades hospitalares e aquisição de bens. 

     

    ORÇAMENTO INCREMENTAL - Nesse tipo de orçamento, a definição dos montantes de recursos a serem alocados para os programasaçõesórgãos ou despesas é feita mediante a simples incorporação de acréscimos em cada item de despesa, mantendo-se o mesmo conjunto de despesas do orçamento anterior, ou com pequenos ajustes. Assim, as ações e os programas estabelecidos no passado tendem a permanecer inalterados ao longo do tempo e o orçamento acaba não refletindo as novas necessidades e prioridades da sociedade.

    Fonte; Outro usuário do Qconcursos

  • LETRA D

  • Esse orçamento teto fixo foi criado pela IBFC.

  • Fui por exclusão. Não tinha visto essa nomenclatura de orlamento.

  • sQuestão SEM gabarito.

    Tipos/técnicas orçamentárias

    LETRA A) Orçamento tradicional/clássico: era um documento de previsão de receitas e autorização de despesas com ênfase no gasto, no que se comprava.

    LETRA B) Orçamento de desempenho/funcional: era um processo orçamentário que se caracterizava por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações a serem desenvolvidas

    Orçamento programa: é o atual e mais moderno Orçamento Público, expressa o compromisso e as ações do governo para a sociedade, pois indica com clareza os objetivos da nação. A ênfase do orçamento-programa é nas realizações, e a avaliação dos resultados abrange a eficácia (alcance das metas) e a efetividade (análise do impacto final das ações).

    LETRA C) Orçamento base - zero: no orçamento Base Zero toda despesa é considerada uma despesa nova, independentemente de tratar-se de despesa continuada oriunda de período passado ou de uma despesa inédita/nova.

    Orçamento participativo: é uma técnica orçamentária em que a alocação de alguns recursos contidos no Orçamento Público é decidida com a participação direta da população, ou por meio de grupos organizados da sociedade civil, como associações de moradores. Obs.: Até o momento, sua aplicação restringe-se ao âmbito municipal e, excepcionalmente estadual.

    Orçamento incremental: é aquele que a partir dos gastos atuais, propõe um aumento percentual para o ano seguinte, considerando apenas o aumento ou a diminuição dos gastos, sem análise de alternativas possíveis.

    Orçamento por resultados: não é uma técnica orçamentária, mas um modelo de gestão estudado na disciplina administração pública.

    Fonte: Augustinho Paludo.

  • A IBFC retirou a questão da Internet:

    https://jb.jusbrasil.com.br/definicoes/100009664/orcamento-com-teto-fixo

  • Orçamento made in China kkkkk

    IBFC

  • estudo orçamento pelos materiais do Gran, Estratégia e do professor Paludo, mas nunca vi nada sobre esse orçamento...