-
Gabarito: Certo
O conceito de ciclo motivacional: o organismo humano permanece em estado de equilíbrio psicológico (equilíbrio de forças psicológicas, segundo Lewin), até que um estímulo o rompa e crie uma necessidade.
A motivação funciona de maneira cíclica. O denominado ciclo motivacional é composto por fases alternantes e repetitivas. O organismo humano tende a busca de um estado de equilíbrio (a denominada homeostase).
Esse equilíbrio é interrompido no momento em que surge uma necessidade. A tensão toma o lugar do equilíbrio e se mantém até que a necessidade seja satisfeita. Os gera os seguintes efeitos: sofrimento, ansiedade e consumo elevado de energia física e mental
-
3. Ciclo motivacional
A motivação é a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades. Daí o conceito de ciclo motivacional: o organismo humano permanece em estado de equilíbrio psicológico (equilíbrio de forças psicológicas, segundo Lewin), até que um estímulo o rompa e crie uma necessidade.
Essa necessidade provoca um estado de tensão em substituição ao estado de equilíbrio anterior. A tensão conduz a um comportamento ou ação para alcançar a satisfação da necessidade. Quando a necessidade é satisfeita, o organismo retorna a seu estado de equilíbrio inicial até que outro estímulo sobrevenha. Toda satisfação representa uma liberação de tensão ou descarga tensional.
4. Frustração e compensação
Toda vez que a satisfação é bloqueada por uma barreira, ocorre frustração. A frustração impede que a tensão existente seja liberada e mantém o estado de desequilíbrio e tensão.
A compensação (ou transferência) ocorre quando o indivíduo tenta satisfazer uma necessidade impossível de ser satisfeita, através da satisfação de uma outra necessidade complementar ou substitutiva. Assim, a satisfação de outra necessidade aplaca a necessidade mais importante e reduz ou evita a frustração. Dessa forma, as necessidades humanas podem ser satisfeitas, frustradas ou compensadas.
-
-
Gab: CERTO
Uma parte do meu resumo a respeito do Ciclo Motivacional.
Nesse ciclo, há a situação de equilíbrio psicológico e pessoal, pode-se dizer que é o quadro da zona de conforto. No entanto, esse equilíbrio não é eterno, precisa-se de estímulos para que desperte no indivíduo uma necessidade de ação gerando, por conseguinte, uma tensão ou desconforto que o levará à execução e disposição para seguir visando sempre à satisfação (conseguindo atingir a satisfação, volta-se para a situação de equilíbrio e o processo se inicia novamente). Quando houver a quebra da expectativa, ou seja, a frustração, a literatura diz que devemos utilizar o mecanismo da COMPENSAÇÃO.
FONTE: Meu resumo - Gestão de Pessoas, pág. 71 e 72.
OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Interessados, envie seu e-mail solicitando amostra :)