SóProvas


ID
325738
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a interpretação da Lei nº 4.320 no livro “A Lei 4.320 comentada de Heraldo Costa Reis e J. Teixeira Machado Júnior”, os incisos do Artigo 7º configuram exceções ao princípio da exclusividade. Estão permitidos que constem da Lei do Orçamento autorização para o Poder Executivo:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA D

    a) ERRADO - abrir créditos suplementares até determinada importância e realizar alienação de bens imóveis.

    b) ERRADO - realizar operações de crédito  para atender a cobertura de défici t e abrir créditos suplementares até determinada importância.

    c) ERRADO - abrir créditos especiais extraordinários e realizar operações de crédito por antecipação de receita.

    d) CERTO - realizar operações de crédito por antecipação de receita e abrir créditos suplementares até determinada importância.

    e) ERRADO - realizar alienação de bens imóveis e abrir créditos especiais extraordinários.

    Lei 4.320/64
    Art. 7°. A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para:
    I - Abrir créditos suplementares até determinada importância obedecidas as disposições do artigo 43;
    II - Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências de caixa.
    § 2° O produto estimado de operações de crédito e de alienação de bens imóveis somente se incluirá na receita quando umas e outras forem especificamente autorizadas pelo Poder Legislativo em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-las no exercício.

  • COMPLEMENTANDO...

    EMBORA A QUESTÃO MENCIONE A LEI 4320/64, ESTE MESMO PRÍNCÍPIO ORÇAMENTÁRIO (EXCLUSIVIDADE) TAMBÉM É ABORDADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ART. 165, SENÃO VEJAMOS:

    § 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.