SóProvas


ID
3257587
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

No que se refere à legislação e aos conceitos aplicáveis à administração orçamentária e financeira, julgue o item.

A inclusão das operações de crédito no orçamento público obedece ao princípio da totalidade.

Alternativas
Comentários
  • errado

     

    https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/77/edicao-1/principio-da-universalidade

  • Segundo o site da câmara:

    Temos que princípio da totalidade= príncipio da unidade, ou seja,o orçamento deve ser único, ainda que coexistam dentro dele outros orçamentos que devem sofrer consolidação em um único.

    Talvez o erro comum seria pensar no princípio da totalidade como sendo princípio da universalidade (eu pessoalmente marquei certo pq fiz essa troca)

  • GABARITO ERRADO

    UNIDADE/TOTALIDADE

    Para cada ente federado deverá existir apenas um orçamento por exercício financeiro.

    UNIVERSALIDADE

    O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes ao ente público, englobando seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta (art. 165, §5º, CF).

  • Conforme o MCASP 8ª, "o Princípio da Unidade/Totalidade determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a LOA".

    Já o da Universalidade determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações.

    Resolução:

    "A inclusão das operações de crédito no orçamento público obedece ao princípio da totalidade".

    A questão erra, uma vez que o princípio adequado para o caso é o da Universalidade.

    Gabarito Errado

  • EBEJI: "Conforme o MCASP 8ª, "o Princípio da UNIDADE / TOTALIDADE determina existência de ORÇAMENTO ÚNICO para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um ÚNICO DOCUMENTO LEGAL dentro de cada esfera federativa: a LOA".

    =/=

    Já o Princípio da UNIVERSALIDADE determina que a LOA de cada ente federado deverá conter TODAS as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações.

    Assim, a questão erra, uma vez que o princípio adequado para o caso é o da Universalidade".