-
GABARITO: LETRA A
A) Há pessoas que escolhem com bom gosto a roupa que vestem, independentemente das circunstâncias. ? correto, verbo "haver" com sentido de "existir" é impessoal e não deve ser flexionado.
B) No coletivo, alguns vestiam-se com cuidado, enquanto outros parecia ser mais displicente. ? quem parecia? Outros, logo o correto é "pareciam" e "displicentes".
C) Roupas belas ou feias, limpas ou sujas, tudo levavam a imaginar como devia viver aqueles estranhos. ? o verbo deve concordar com o aposto resumitivo "tudo" (tudo levava).
D) Muitos são os fatores que é levado em conta quando cada um de nós escolhem o que vestir. ? pronome relativo "que" com função de sujeito, retoma o substantivo "fatores", logo o correto é: que/fatores são levados.
E) São importantes lembrar que nossa personalidade e nossos valores não se define pela roupa que usamos. ? sujeito oracional, concordância no singular (ISSO é importante); nossa personalidade e nossos valores (sujeito composto ? se definem).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Gabarito A
A) Há pessoas que escolhem com bom gosto a roupa que vestem, independentemente das circunstâncias.
⇢ O verbo (Há - o verbo haver), no sentido de existir, é impessoal. Portando, deve ser flexionado na terceira pessoa do singular.
B) No coletivo, alguns vestiam-se com cuidado, enquanto outros pareciaM ser mais displicenteS.
⇢ O verbo parecer deve ser flexionado na terceira pessoa do plural para concordar com o sujeito "outros".
C) Roupas belas ou feias, limpas ou sujas, tudo levavam a imaginar como deviaM viver aqueles estranhos.
⇢ o correto 》seria "tudo levava a imaginar como deviam viver aqueles estranhos"
D) Muitos são os fatores que SÂO levados em conta quando cada um de nós escolhem o que vestir.
⇢ "Quem SÂO levados em conta" são os fatores.
E) É importante lembrar que nossa personalidade e nossos valores não se define pela roupa que usamos.
⇢ (ISSO) É importante. Quando o sujeito é oracional, o verbo sempre fica no na terceira pessoa do singular.
-
Convém registrar que na alternativa B há duas possibilidades de flexão verbal. Na presença da locução verbal composta pelo verbo "parecer" seguido por outro verbo no infinitivo, pode-se escorreitamente flexionar ou o auxiliar ou o principal. Eis a duas possíveis redações em B:
1) No coletivo, alguns vestiam-se com cuidado, enquanto outros pareciam ser mais displicente.
2) No coletivo, alguns vestiam-se com cuidado, enquanto outros parecia serem mais displicente.
-
Complemento Esquematizado...
A)
Haver no sentido de existir= sem pessoa, sujeito, plural= sujeito inexistente= o que vem após = Objeto direto.
Também indicando tempo decorrido..
Há anos que não vejo Maria (Saudades, rs)
B)
O colega percebeu um detalhe importantíssimo...
O verbo parecer quando é auxiliar de um verbo no infinitivo admite duas construções:
Os palhaços parecem alegrar as crianças.
Os palhaços parece alegrarem as crianças.
Outros pareciam ser mais displicentes
Outros parecia serem mais displicentes.
C)
Concordância com a presença de aposto resumidor...
Podem aparecer resumidos por : Tudo, Nada, Ninguém...
O mar, O clima, A beleza tudo cooperou para um bom dia.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
no item "B" esqueceram de dizer outro erro, fator próclise:pronome indefinido alguns, ou seja, o correto é ...alguns se vestiam.
-
"São importantes lembrar"
Ficou horrível!!!
-
apenas copiei a resposta do colega ARTHUR POR SER MAIS COMPLETA
GABARITO: LETRA A
A) Há pessoas que escolhem com bom gosto a roupa que vestem, independentemente das circunstâncias. → correto, verbo "haver" com sentido de "existir" é impessoal e não deve ser flexionado.
B) No coletivo, alguns vestiam-se com cuidado, enquanto outros pareciaser mais displicente. → quem parecia? Outros, logo o correto é "pareciam" e "displicentes".
C) Roupas belas ou feias, limpas ou sujas, tudo levavam a imaginar como devia viver aqueles estranhos. → o verbo deve concordar com o aposto resumitivo "tudo" (tudo levava).
D) Muitos são os fatores que é levado em conta quando cada um de nós escolhem o que vestir. → pronome relativo "que" com função de sujeito, retoma o substantivo "fatores", logo o correto é: que/fatores são levados.
E) São importantes lembrar que nossa personalidade e nossos valores não se define pela roupa que usamos. → sujeito oracional, concordância no singular (ISSO é importante); nossa personalidade e nossos valores (sujeito composto → se definem).
-
Há pessoas que escolhem com bom gosto a roupa que vestem, coloquei a roupa no plural e errei.
Escolhem o que com bom gosto ? As roupas que vestem
-
ALTERNATIVA A: OPÇÃO CORRETA. “Há pessoas” – verbo HAVER, no sentido de existir, é impessoal, o sujeito é inexistente, e o verbo HAVER ficará sempre no singular; “que escolhem” – verbo “escolher”, embora tenha como sujeito o pronome relativo “que” (=as quais), que se refere a “pessoas”, deve concordar com o referente “pessoas” na 3ª pessoa do plural, assim como o verbo “vestem”, cujo sujeito é também “pessoas”, daí a 3ª pessoa do plural.
ALTERNATIVA B: OPÇÃO INCORRETA. “enquanto outros parecia ser” – erro claro em que o sujeito está na 3ª pessoa do plural (outros) e o verbo está na 3ª pessoa do singular (parecia).
ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. “tudo”, aposto resumitivo ou resumidor, pronome de 3ª pessoa do singular obriga o verbo a ficar também na 3ª pessoa do singular: tudo LEVAVA.
ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. “muitos são os fatores que é levado”, o pronome relativo “que” tem como referente “fatores”, com o qual o verbo ou locução verbal deve concordar: muitos são os fatores QUE (OS QUAIS) SÃO LEVADOS. Além disso, deve-se empregar a forma singular “escolhe”, para que haja concordância com a forma indefinida “cada um”.
ALTERNATIVA E: OPÇÃO INCORRETA. São importantes lembrar (...), sujeito da oração inicial é a oração seguinte: é importante LEMBRAR QUE NOSSA PERSONALIDADE E NOSSSOS VALORES NÃO (...), nesse caso o verbo da oração principal tem de ficar no singular; há outro erro: nossos valores não se define, pois o SE (pronome apassivador) indica que o sujeito – valores – e o verbo – define – têm de concordar entre si: nossos valores não se definem, o que na voz passiva analítica equivalerá a: nossos valores não são definidos.
Resposta: Letra A
-
Tinha "descartado" a a) por entender que deveria ser "roupas". Porém as outras alternativas eu tinha CERTEZA que estavam erradas.
-
Mas roupas não vai flexionar com o verbo escolher , já que é objeto direto.
-
O verbo haver, quando utilizado com sentido de existir, é um verbo impessoal. Isso significa que não tem sujeito, sendo conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular.