SóProvas


ID
326005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Os riscos a que estão expostos os profissionais que trabalham em
oficina mecânica e que comprometem a segurança destes são
muitos. Nesse ambiente de trabalho, ocorrendo um acidente, é
necessário saber como agir e adotar os princípios e as práticas de
primeiros socorros. Com relação a essas informações e
considerando as regras de segurança em soldagem em uma oficina
mecânica, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.
Um trabalhador, capacitado, antes de entrar no local onde exerce sua função de soldador, percebeu que havia uma pessoa inconsciente, provavelmente vítima de gás asfixiante presente no local. O ambiente de trabalho é relativamente fechado, o que possivelmente deve ter contribuído para a ocorrência do problema.
Nessa situação hipotética, seguindo os procedimentos de primeiros socorros, o trabalhador deveria, primeiramente, retirar a vítima do local e tentar reanimá-la.

Alternativas
Comentários
  • A primeira atitude deve ser a avaliação da cena.
  • A questão deixa claro que o ambiente fechado contribuiu, logo a primeira coisa a ser feita é afastar a vítima da causa.
  • Nesta situação a primeira coisa que deve ser feita, é a saída do trabalhador do local fechado, pois neste caso ele também poderá tornar-se uma vítima do gás asfixiante. E assim pedir ajuda para seu colega.
    Sempre lembrar que antes de tudo é a sua segurança que está em  jogo, depois dos "curiosos" e por último a segurança da vítima, pois vítima já é vítima!

  • Na probabilidade de iminencia de algo pior, mais grave, o certo é retirar a vitima do local; concordando com a teoria de primeiros socorros! um teto com risco de desabamento, um carro com risco de inflamar, um local fechado com risco de envenenamento e por aí vai! Ao meu ver essa questao está mal colocada!
  • No enunciado traz a informação que ela PROVAVELMENTE foi vítima de gás, ora pode ter acontecido outra coisa.

    1º Avaliação do ambiente.
    2º Abrir portas e janelas (se houver).
    3º Ver se a vítima está respirando e se há batimento.
    4º Avaliar se a vítima não tem nenhum tipo de trauma ou fratura.
    (isso é claro deve ser feito em segundos)

    Aí retira-se a vítima com o cuidado que o estado dela necessita.
  • Regra Mnemônica: 3S
    CENA (SCENE)
    SEGURANÇA(SECURITY)
    SITUAÇÃO

    Portanto, avaliando a cena, o socorrista deve cuidar da sua segurança primeiro para não se transformar em uma nova vítima! Colocando EPI, em seguida retirar a vítima do local, se este ofereça risco.
  • Provavelmente foi por gás, não é certeza. 
    Mas se a vítima está inconsciente não sabemos se ela caiu e fraturou a coluna cervical ou dorsal. Então é necessário ventilar o local e reanimá-la ali mesmo. Até porque tem UM trabalhador (pessoa) apenas, o que não daria para retirar a vítima  com segurança.
  • Gás asfixiante em local fechado...logo, o trabalhador ao tentar retirar a vítima poderia tornar-se vítima tbm. Procedimento correto seria: avaliar a cena, abrir portas e janelas, fechar registro do gás se possível, antes de retirar a vítima do local. 
  • A primeira atitude seria se proteger primeiro!

  • A primeira coisa a fazer em um socorro é, SEMPRE, garantir a segurança do próprio socorrista e também das demais pessoas, para que não aconteçam novos acidentes (secundários).

  • Se ele tenta reanimar a vítima por respiração boca a boca, acaba por inalar também o gás asfixiante.

  • abrir tudo pra tirar o gas do local fechado. que mata a questao eh o ambiente fechado, que deve ser aberto!

  • A pessoa citada no texto não é um socorrista profissional, logo a primeira coisa a ser feita é ligar para o SAMU ou CBM, após isso avaliar a cena para verificar se é seguro a ele iniciar algum procedimento até a chegada do SBV.

  • Não, não tire a vítima não "abiguinho", deixe ela lá respirando gás asficciante e ligue pro socorro. Troféu jóinha pra essa questão! AFFFFFF