-
GABARITO: LETRA B
? ?Os passageiros ficaram aborrecidíssimos com aquela brusca mudança de itinerário, mas não protestaram.?
? A conjunção coordenativa adversativa "mas" traz a ideia de contradição, contraposição, isto é, ocorreu um fato (passageiros ficaram aborrecidos com a mudança de itinerário) e logo após uma contraposição, uma quebra de expectativa: não fizeram nada, não tiveram reação).
A) os passageiros não protestaram por isso ficaram aborrecidíssimos. ? conjunção coordenativa explicativa, não temos a ideia de explicação originalmente.
B) embora tenham ficado aborrecidíssimos, os passageiros não protestaram. ? conjunção subordinativa concessiva, ideia de contrariedade também, porém, sem invalidar a ideia anterior.
C) se os passageiros tivessem protestado, não ficaram aborrecidíssimos. ? conjunção subordinativa condicional, não temos ideia de condição originalmente.
D) quando ficam aborrecidíssimos, os passageiros não protestam. ? conjunção subordinativa temporal, não temos ideia de tempo originalmente.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Gabarito B
A) os passageiros não protestaram por isso ficaram aborrecidíssimos. ⇢ Na minha opinião o contexto está exprimindo uma relação semântica de oposição/contraste.
B) embora tenham ficado aborrecidíssimos, os passageiros não protestaram. ⇢ No contexto, transmite a ideia de quebra de expectativa "embora os passageiros tenham ficado aborrecidíssimos, eles não protestaram."
Os passageiros ficaram aborrecidíssimos, embora nada fizeram.
C) se os passageiros tivessem protestado, não ficaram aborrecidíssimos. ⇢ Exprime ideia de condição (se, uma vez que, caso).
D) quando ficam aborrecidíssimos, os passageiros não protestam. ⇢ Exprime valor de tempo.
-
QUESTÃO :
Os passageiros ficaram aborrecidíssimos com aquela brusca mudança de itinerário, MAS ( concessão, oposição , adversidade ) não protestaram.”
IREI REESCREVER :
EMBORA ( MESMO QUE : ressalva ) os passageiros tenham ficado ( passado ) aborrecidíssimos com a mudança de itinerário, MAS ( PORÉM oposição ) eles não protestaram( passado ) .
A relação estabelecida entre as orações e explicitada pela conjunção “mas” permite, ao leitor, concluir que :
GABARITO B ) :
EMBORA tenham ficado aborrecidíssimos, os passageiros não protestaram ( passado ) .
MAS : OPOSIÇÃO ( ADVERSIDADE ) :oração coordenada adversativa : mas, porém, todavia, contudo, antes.
VEJAMOS :
EMBORA OS PASSAGEIROS TENHAM FICADO ABORRECI/DÍSSIMOS , AINDA ASSIM .. ( MAS = MESMO ASSIM DIANTE DESTE FATO ELES NÃO PROTESTARAM ) .
PERCEBEMOS A OPOSIÇÃO :opõe, compara , contraste :
MESMO ABORRECIDÍSSIMOS ELES NÃO PROTESTARAM.
Mas , Mesmo assim , eles não protestaram .
-
MAS => Exprime adversidade, oposição ou contraste como sentido da oração.
EMBORA => Exprime uma concessão.
A opção B) traz certinho a conexão entre os termos, observem que os passageiros abrem mão, ou seja, concedem a condição de não reclamar.
-
O conector “mas” é adversativo. O fato de os passageiros não terem protestado é enfatizado. Já o fato de eles terem focado aborrecidíssimos é relativizado.
É possível reescrever essa frase, empregando o conector concessivo “embora”, que tem por função relativizar a informação.
Assim, mantendo-se o sentido original, obtém-se a seguinte redação: Embora os passageiros tenham ficado aborrecidíssimos com aquela mudança de itinerário, eles não protestaram.
Resposta: B
-
embora tenham ficado aborrecidíssimos, os passageiros não protestaram.
-
MAS : OPOSIÇÃO ( ADVERSIDADE )
Oração coordenada adversativa : mas, porém, todavia, contudo, entretanto.
-
Gab. B
Conjunções coordenativas adversativas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, entretanto, só que, senão.
-
mas =embora
-
Trata-se de uma conjunção coordenativa adversativa. o "mas" pode ser substituído por porém, contudo, entretanto...
Letra A - Explicação
Letra B - CORRETA
Letra C - Condição
Letra D - Tempo
-
Assertiva B
embora tenham ficado aborrecidíssimos, os passageiros não protestaram.
-
É muito tênue a relação da IBFC com as conjunções ADVERSATIVAS X CONCESSIVAS.
Em que pese possuem a mesma ideia (oposição / contraste / contradição) e ao serem trocadas não tenhamos mudança de sentido a alteração se dá na analise sintática das orações. Uma vez que as ADVERSATIVAS são COORDENADAS E AS CONCESSIVAS SÃO SUBORDINADAS.
O trecho "Os passageiros ficaram aborrecidíssimos com aquela brusca mudança de itinerário, mas não protestaram" EQUIVALE NO SENTIDO:" "embora tenham ficado aborrecidíssimos, os passageiros não protestaram".
Se a questão exigisse "sem alterar o valor sintático" não poderia ser essa assertiva e sim as conjunções equivalentes a coordenação (mas= porém / contudo / todavia / entretanto / no entanto / e)