SóProvas


ID
326041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com referência às ferramentas e(ou) equipamentos de medição
normalmente utilizados em serviços de reparo de motores a
gasolina, julgue os itens de 7 a 13.

A lâmpada de ponto, no motor em funcionamento, é largamente utilizada porque permite medir tanto o avanço do distribuidor, quanto a rotação do motor, permitindo ao mecânico efetuar os ajustes corretos para o funcionamento da máquina.

Alternativas
Comentários
  • Lampada estroboscopica: ou lampada de ponto; é feita com uma lampada de flash de fotografia que acende quando recebe um pulso do sistema de ignição do motor. Há um circuito interno que fornece entre 250 a 350 volts para alimentação da lampada e quando o pulso da ignição é aplicado sobre ela através de um terceiro eletrodo, ioniza o gás e fazendo acender por um tempo bem rápido, de 1 a 5 milisegundos. Este pulso vem do cabo da vela do primeiro cilindro. 

  • Uma possibilidade é iluminar o objeto em movimento com uma lâmpada de flash múltiplo, ou seja, uma lâmpada estroboscópica. Essa lâmpada acende e apaga periodicamente, com frequência que pode ser variada. Variamos a frequência da lâmpada até que o objeto em movimento nos pareça estar parado.

     

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lampada-estroboscopica.htm

  • Na verdade, a chamada "pistola" ou "revólver" de ponto, não mede nada, simplesmente ela recebe o sinal do primeiro cilindro e dispara a lâmpada citada pelos amigos Leonir e Jonas. O flash gerado deve coincidir exatamente com uma marcação específica no volante do motor, a cada rotação do volante, o que significará que o tempo da centelha está correto. Se a lâmpada acender antes da marcação, o tempo estará adiantado, e se acender depois estará atrasado.