SóProvas


ID
326065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Acerca do funcionamento dos motores a gasolina, julgue os itens a
seguir.

Para um veículo cujo motor funcione em regimes de alta demanda e em baixa velocidade, é recomendável a instalação de velas de ignição do tipo fria.

Alternativas
Comentários
  • É uma dúvida muito comum, mas vamos lá:
    O grau térmico indica a capacidade de dissipação térmica (perder calor).
    Quanto menor o número, mais "quente" é a vela, ou seja, menor é a capacidade de dissipação do calor.

    Enquanto uma vela mais quente é capaz de manter uma temperatura mais alta na ponta do isolador, queimando eventuais depósitos de carvão (ideal para regimes de baixos RPM), uma vela mais fria possui maiorcapacidade de dissipação do calor (ideal para regimes de altos RPM).

    É bom lembrar que deve sempre ser seguido o grau térmico especificado pelo fabricante, pois uma vela fria demais pode "roubar" faísca, e uma vela muito quente pode gerar pré-ignição.


    Essa resposta do forum me ajudou a resolver a questao
    Abç
  • Uma vela deve dissipar o calor produzido pelos gases de combustão. O grau térmico é a medida da quantidade de calor dissipado.

    Tipo Quente

    É uma vela de ignição que trabalha quente, o suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta do isolador.

    Tipo Frio

    É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar a carbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.