GABARITO: LETRA A
I. Na entrevista as reflexões devem ser estimuladas e, conselhos ou críticas, evitados ? correto, de acordo com Magalhães (2006, p. 48) ?as reflexões devem ser estimuladas, e conselhos ou críticas, evitados?.
II. Na entrevista, o Assistente Social precisa falar igual ao usuário ? incorreto, de acordo com Magalhães (2006, p. 48-49) ?as peculiaridades da linguagem devem ser observadas, porque fornecem indícios importantes para a avaliação. Tal fato não significa ?falar igual? ou criticar o uso de uma linguagem diferente?.
III. Na entrevista o Assistente Social deve usar um roteiro e o mesmo deve adquirir a feição de questionário ? incorreto, de acordo com Magalhães (2006, p. 49) ?o roteiro [...] não pode adquirir a feição de questionário, pois é somente um norteador da ação ou da intervenção do profissional?.
IV. Na entrevista o profissional não deve precipitar-se em interromper o silêncio e deve aguardar e deixar que o usuário retome a fala ? correto, de acordo com Magalhães (2006, p. 48) ?um bom entrevistador ouve muito e fala pouco; direciona verbalizações do usuário para os objetivos do trabalho?.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Vamos ver o que diz a autora.
Magalhães (2006) ainda esclarece que um bom entrevistador ouve muito e fala pouco. Além disso, segundo a autora, as reflexões devem ser estimuladas, enquanto os conselhos e críticas evitados. A linguagem também é um elemento essencial. Ela não se expressa somente através da fala, mas também por gestos, olhares e tom de voz. Por fim, a autora ressalta que os momentos de silêncio também comunicam mensagens. O profissional não deve se precipitar em interrompê-los, mas aguardar e deixar que o próprio usuário retome a fala.
Assim, temos que os itens corretos são I e IV.
RESPOSTA: LETRA A