-
Qual o erro da número II??
-
ESTUQUE: Massa à base de cal, gesso, areia, cimento e água, usada no revestimento de paredes e de forros. Toda a argamassa de revestimento, geralmente acrescida de gesso ou pó de mármore. Também usada para fazer forros e ornatos.
Leia mais em:
-
Tbm queria saber o erro da II
-
O erro da II é a palavra APENAS, só pode, ela restringe a nenhuma construção feita com esta técnica.
O resto da afirmativa, pra mim, está correta.
-
"Não era costume aplicar a cantaria na edificação por completo, por conta da escassa mão de obra e alto custo do material. Dessa forma, a técnica podia ser encontrada apenas em pontos específicos das edificações, como nas cornijas , nas pilastras, nos frontispícios, sendo utilizada outra técnica de vedação no restante da construção."
Este trecho: "No Brasil, encontra-se apenas em parte dos edifícios" da letra II passa a ideia de que a técnica não foi muito utilizada no Brasil, apenas em algumas edificações, o que esta errado, foi bastante utilizada, mas não em toda a edificação, apenas em algumas partes dela, de acordo com o texto acima .
-
Acredito que a questão seja passível de anulação/ errada e/ou caberia recurso. Visto que vários governos estabelecram o fim das casas de taipa no Brasil. "ainda hoje" utilizado em construções rurais. N
Ps:.Também não vi erro na número II, visto que o sentido do APENAS PARTE DOS EDIFÍCIOS, pode ser considerado como (em alguns poucos edifícios).
-
De acordo com uma fonte (que acredito ter sido da própria banca, por ter textos e imagens utilizados na elaboração da prova) essa questão deveria ser anulada, não há resposta.
I. Sistema ainda hoje utilizado em construções rurais, devido ao baixo custo, resistência e durabilidade, a taipa de mão faz uso apenas de materiais naturais, sendo a execução finalizada com barro colocado e amassado com as mãos. (VERDADEIRA) Não consegui encontrar erro.
II. A cantaria se refere ao sistema feito com a pedra lavrada de maneira precisa, de modo que as peças se ajustam perfeitamente umas sobre as outras sem o auxílio de argamassa. No Brasil, encontra-se apenas em parte dos edifícios, devido à falta de mão de obra qualificada e ao alto custo. (INCORRETO: Se fosse "em parteS" dos edifícios estaria correta)
III. A alvenaria de pedra se caracteriza pelo uso da pedra de tamanho variável e acabamento irregular, tendo como argamassas a areia e cal ou o barro. Construções nesse sistema têm como característica paredes espessas. (VERDADEIRA) Não consegui encontrar erro.
IV. O estuque é caracterizado por uma divisória feita com estrutura de vigas de madeira e revestimento de tábuas. Sistema simples e de fácil execução, foi utilizado no Brasil colonial principalmente para divisórias internas.
Muito utilizado na construção entre os anos 30 a 60, o forro feito na técnica do estuque consiste no seguinte: faz-se uma trama de sarrafos de 10 cm espaçados cerca de 50 cm um do outro. Sobre esta trama é fixada, com pregos, uma tela de arame que serve de suporte para uma massa feita de areia fina, cal e cimento. Esta massa é aplicada sobre a tela, alisada e depois pintada com cal.
https://www.espaconovo.com/blog/category/dicionario-de-arquitetura/
V. O Enxaimel é uma técnica construtiva caracterizada pelo uso de estruturas de madeiras encaixadas e vãos preenchidos com tijolos ou taipa (pela fonte que pesquisei seria ADOBE). Esse sistema construtivo é comum no sul do Brasil.
FONTE PROVÁVEL DA PROVA (tem ate imagem da questão 21): https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/09/06/tecnicas-construtivas-do-periodo-colonial-i/