SóProvas


ID
3263728
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Cruz das Almas - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O estilo de liderança que focaliza a consulta aos subordinados, envolvendo-os no processo de tomada de decisão é denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Liderança participativa:

    Apesar de ser o líder democrático ou participativo a tomar a decisão final, os outros membros são incentivados a contribuir no processo de decisão. Isto não só aumenta a satisfação no emprego, ao envolver os empregados ou os membros da equipa naquilo que se está a passar, na empresa como também ajuda a desenvolver as capacidades de todos. Os empregados e membros da equipa sentem que controlam o próprio destino e sentem-se motivados para trabalhar com afinco por algo mais do que a mera compensação financeira.

    FONTE: WWW.RHPORTAL.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • GABARITO: LETRA E. LIderança participativa é um tipo de liderança em que o líder tem como um de seus princípios primordiais estimular e contar com a participação dos membros de sua equipe nos processos organizacionais e na tomada de decisões. Para isso, ele assume o papel de orientador, coordenando e apoiando seus colaboradores, para que estes dêem o melhor de si na execução de suas demandas e contribuam, efetivamente e na prática, com o alcance de resultados extraordinários. 
  • PARTICIPATIVA=DEMOCRÁTICA.

  • Teoria sobre estilos de liderança:

    AUTOCRÁTICO - DIRETIVO

    DEMOCRÁTICO - PARTICIPATIVO

    LIBERAL OU LAISSEZ-FAIRE - PATERNALISTA.

    Teoria sobre lideranças motivacionais:

    CARISMÁTICA - EMOCIONAL

    TRANSACIONAL - NEGOCIADORA

  • Gabarito: E

    Liderança participativa: todos decidem juntos a opinião da coletividade é que manda.

  • A LIDERANÇA DEMOCRÁTICA PODE SER:

    Participativo

    Decisão é tomada em conjunto com os liderados

    Consultivo

    O líder consulta os liderados antes da decisão.

  • Prezados, gabarito letra E. Vejamos definições:

    Teoria do caminho-meta ou teoria voltada para a meta (objetivo) foi desenvolvida por Robert House. A teoria voltada para os objetivos é uma teoria contingencial que afirma que é responsabilidade do líder aumentar a motivação dos liderados, visando o alcance dos objetivos individuais e organizacionais.

    Adicionalmente,

    liderança:a teoria destaca quatro comportamentos da

    1) líder diretivo;

    2) líder apoiador;

    3) líder participativo; e

    4) líder orientado para a conquista.

    1) O líder diretivo é aquele que organiza o trabalho e fornece orientações sobre como as tarefas devem ser executadas, isto é, os liderados sabem assim o que o líder espera deles.

    2) O líder apoiador é aquele que demonstra sensibilidade às necessidades de seus funcionários; possui um comportamento aberto, cria um clima de equipe e trata os subordinados como iguais.

    3) O líder com comportamento de liderança participativa, é aquele que consulta a opinião dos liderados e adota as sugestões para a tomada de decisão. 

    4) O líder orientado para a conquista apresenta metas desafiadoras aos seus liderados e espera o melhor desempenho destes. 

    Bons estudos.