SóProvas


ID
3263740
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Cruz das Almas - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para a elaboração da tabela de temporalidade há que se observar os princípios da Teoria das três idades. Sobre a Teoria das três idades, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    São 3 as idades, ou 3 os ciclos, ou 3 os estágios: corrente, intermediário e permanente.

    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.valor secundário.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

    FELIZ NATAL

  • Gabarito: E

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

  • por que a letra A está incorreta? parece certa.

  • Princípio da teoria das 3 idades? Qual erva essa banca está consumindo?

  • Essa questão é do tipo, marque a mais certa

    GAB: E

  • @ Elite Eagle,

    A Letra A está errada porque ela é a definição de TABELA DE TEMPORALIDADE.

    Mas como você deduziu , pode-se aplicar a mesma definição à Teoria das Três Idades, já que ambas estão estreitamente relacionadas.

  • Gabarito: E

    A. A teoria das 3 idades não vai definir o curso do documentos, ela somente faz a definição das idades. O que vai definir o curso seria a Tabela de Temporalidade.

    B. A teoria das 3 idades não vai definir critérios. Ao ser elaborada, uma das discussões foi a definição de critérios para colocar cada documento em sua respectiva idade. Há divergências sobre a criação da teoria, muitos atribuem a Schellenberg e a Comissão Hoover com a criação dos arquivos intermediários.

    C. A teoria não vai definir a temporalidade. A temporalidade é definida pela comissão instituída pela organização.

    D. A teoria é dividida em Corrente, Intermediário e Permanente.