SóProvas


ID
3264262
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei nº 4.320/1964 dispõe normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "C"

    A) CORRETO- Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

    B) CORRETO-

    C)ERRADO- Pensionistas e inativos constituem despesas correntes transferências correntes.

    D) CORRETO- RECEITAS DE CAPITAL- Operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos, Transferências de capital, outras receitas de capital.

    Fonte: lei 4.320/64

  • Lei 4.320

    Art. 13. Observadas as categorias econômicas do art. 12, a discriminação ou especificação da despesa por elementos, em cada unidade administrativa ou órgão de govêrno, obedecerá ao seguinte esquema:

    DESPESAS CORRENTES

    Despesas de Custeio: Pessoa Civil, Pessoal Militar, Material de Consumo, Serviços de Terceiros e Encargos Diversos.

    Transferências Correntes: Subvenções Sociais, Subvenções Econômicas, Inativos, Pensionistas, Salário Família e Abono Familiar, Juros da Dívida Pública, Contribuições de Previdência Social e Diversas Transferências Correntes.

  • Uma forma bacana de diferenciar Despesa de Custeio da Transferência Corrente é quanto ao aperfeiçoamento da ação governamental.

    Despesa de Custeio: manutenção e apoio da ação estatal - faz parte, quanto à classificação da ação orçamentária, de uma atividade.

    Transferência Corrente: não faz a manutenção e apoio da ação estatal - faz parte, quanto à classificação da ação orçamentária, de uma operação especial. Não gera contraprestação de bens e serviços.