SóProvas


ID
3268387
Banca
Ápice Consultoria
Órgão
Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os Encontros e as Oficinas ofertadas pelo SCFV devem ocorrer de forma regular, planejada e coletiva contando com a participação ativa do técnico de referência, dos orientadores sociais e dos usuários. Considerando essa afirmação, analise as afirmações abaixo:
I. Apenas as crianças em situação de trabalho infantil ou dele retirado deve fazer parte do SCFV.
II. Os encontros do SCFV devem criar oportunidades para que os usuários vivenciem as experiências direcionadas a emancipação e a construção de vivencias individuais e coletiva.
III. Na articulação dos SCFV com os demais serviços e programas da Proteção Social Básica o compartilhamento de informações deve ocorrer de maneira ética e responsável, servindo de insumo para o desenvolvimento das ações desses serviços

Estão corretas,

Alternativas
Comentários
  • Resposta da questões: Item E (Apenas, II e III estão corretas).

    Resolução:

    Item I: "Quem pode participar? O SCFV destina-se aos usuários das seguintes faixas etárias: crianças até 06 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos e pessoas idosas. Podem participar do SCFV todos os que dele necessitarem, com destaque para os usuários descritos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009) e mencionados na Resolução CNAS nº 1, de 21 de fevereiro de 2013" (p. 21).

    Item II: "Quais são os seus objetivos? Por meio de variadas atividades, os grupos têm o objetivo de propiciar entre os usuários oportunidades para a escuta; valorização e reconhecimento do outro; produção coletiva; exercício de escolhas; tomada de decisões sobre a própria vida e do grupo; diálogo para a resolução de conflitos e divergências; reconhecimento de limites e possibilidades das situações vividas; experiências de escolha e decisão coletivas; experiências de aprendizado e ensino de igual para igual; experiências de reconhecimento e nominação de emoções nas situações vividas; experiências de reconhecimento e admiração das diferenças; entre outras". (p.20)

    Item III: "A comunicação entre os serviços é essencial para assegurar o trabalho articulado entre instituições responsáveis pela oferta e execução dos serviços de Proteção Social Básica. O compartilhamento de informações, de maneira ética e responsável, servirá como insumo para o desenvolvimento das ações desses serviços, ampliando-se, assim, a capacidade protetiva das famílias e a responsabilização do Estado." (p. 9)

    FONTE: CADERNO DE ORIENTAÇÕES - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Articulação necessária na Proteção Social Básica.

  • GABARITO: LETRA E

    I. Apenas as crianças em situação de trabalho infantil ou dele retirado deve fazer parte do SCFV → incorreto, não é "apenas", o grupo apresentado é somente um dos que fazem parte.

    II. Os encontros do SCFV devem criar oportunidades para que os usuários vivenciem as experiências direcionadas a emancipação e a construção de vivencias individuais e coletiva.

    III. Na articulação dos SCFV com os demais serviços e programas da Proteção Social Básica o compartilhamento de informações deve ocorrer de maneira ética e responsável, servindo de insumo para o desenvolvimento das ações desses serviços.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!