SóProvas


ID
3270160
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Art. 4º da Lei Federal nº 8.429/1992 estabelece que os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância de determinados princípios no trato dos assuntos que lhe são afetos. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas, relativas a princípios que os agentes públicos têm o dever de observar:

I. Legalidade.
II. Impessoalidade.
III. Moralidade.
IV. Publicidade.

Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

    Obs: Eficiência só no caput do art.37, da CF.

  • Para responder a questão, é necessário o conhecimento acerca da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) – Lei nº 8429/92, em especial dos princípios expressos que devem ser observados pelos agentes públicos.

    O tema é tratado no art. 4º, da LIA, com a seguinte redação: “Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos”.

    Dito isto, podemos concluir que todos os itens estão corretos.

    DICA: Devemos lembrar que o princípio da eficiência foi incluído na Constituição Federal por meio da Emenda Constitucional nº 19/1998 e a LIA é de 1992. Por esse motivo ele não aparece expressamente no mencionado art. 4º.

    Gabarito: Letra E.

  • Limp

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

  • Lembrando que a LIA é uma lei NACIONAL e não apenas federal, ou seja, abrange todos os entes (União, Estados, DF e Municípios).

  • O Art. 4º foi revogado pela Lei 14.230/21. A questão está desatualizada.