-
Gabarito: A
A comunicação escrita oficial é a forma pela qual se redigem as correspondências e os atos administrativos no serviço público. O texto oficial constitui a imagem da organização. Portanto, o domínio da língua-padrão confere unidade e uniformidade à comunicação, através da clareza, da concisão e da formalidade. Para que se atinjam essas características, as comunicações oficiais devem permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoal, o que exige certo nível de linguagem, não se aceitando o uso de gírias, de expressões regionais, de jargão técnico ou de palavras estrangeiras, que comprometam o entendimento da mensagem.
-
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca da escrita oficial.
1ª parte - Para a obtenção da precisão, o Manual de Redação sugere, entre outras coisas, a articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto. Nesse sentido, é possível inferir que de fato é preciso considerar o destinatário antes de emitir a mensagem, inclusive para determinar qual o pronome de tratamento que deve ser utilizado. Assim, identificamos que esta parte da sentença está correta.
2ª parte - De acordo com o Manual de Redação, no caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público; o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. Além disso, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto esteja adequado à situação comunicativa. Com base nessa informação, especialmente no que está sublinhado, verificamos que esta parte da sentença também está correta.
Com base na análise acima, constatamos que a sentença está totalmente correta e, portanto, a alternativa que responde este item é a
letra A.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
Gabarito A
1ª parte - O redator de atos oficiais, além de conhecer determinadas peculiaridades semânticas da terminologia administrativa e de estar informado de certas praxes do estilo oficial, deve valer-se de algumas práticas, como, por exemplo, considerar o destinatário antes de emitir a mensagem.
- Para melhor precisão, o Manual de Redação sugere, entre outras coisas, a articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto. Assim sendo, é preciso considerar o destinatário antes de emitir a mensagem, inclusive para determinar qual o pronome de tratamento que deve ser utilizado.
2ª parte - A finalidade da mensagem é um fator importante porque quem recebe uma mensagem, por exemplo, deve saber o seu propósito.
- Quem comunica é sempre o serviço público;
- O que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e
- O destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes.
- Também deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto esteja adequado à situação comunicativa.