Segundo Mello e Almeida (2017, p. 49-51):
O universo do conhecimento registrado tem, como suas características intrínsecas:
a) Imensurabilidade: a cada momento, novos itens são acrescentados a esse conjunto, seja em formato impresso ou de forma manuscrita, eletrônica ou digital.
b) Desorganização: parcelas desse universo estão organizadas, especialmente a produção impressa de áreas que envolvem o conhecimento técnico e científico, nas quais existem mecanismos ou normas para padronização de conteúdo, de formato etc., que buscam garantir um mínimo controle sobre o que é disponibilizado.
c) Descontrole: melhor seria talvez dizer “impossibilidade de controle”.
d) Maior dificuldade de identificação e recuperação: o surgimento da informação eletrônica cria em todos a impressão de que, contrariamente ao que antes ocorria, tudo pode ser localizado e obtido por meio de buscas na internet, mas isso é uma ilusão.
Gab. D
MELLO, Josiane; ALMEIDA, Josiana Florêncio Vieira Régis de. Gestão de coleções em unidades informacionais. Natal: Ed. IFRN, 2017. E-book (287 p.). Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1509/GESTA%CC%83O%20DE%20 COLEC%CC%A7O%CC%83ES.pdf?sequence=1&isAllowed=y.