SóProvas


ID
3274444
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto Cité Internationale de Lyon, do arquiteto Renzo Piano, é uma obra arquitetônica que marca a adoção de fachadas ventiladas em edifícios residenciais.

No Brasil, ainda não há o emprego de fachadas ventiladas em larga escala devido à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Devido ao seu elevado custo.

    ✅LETRA C

  • Ainda sendo difundida no Brasil a fachada ventilada já é uma realidade, mas ainda sofre alguma resistência tanto pelo desconhecimento de sua funcionalidade quanto pelo seu custo "inicial". Letra C Instagram: @arquitetamanuprado
  • Um pouco mais sobre fachadas ventiladas

    As fachadas ventiladas funcionam como uma espécie de “segunda pele” para a fachada principal do projeto. O revestimento é fixado a uma armação de alumínio ou de aço inoxidável, que se ancora na estrutura e mantém a fachada afastada da alvenaria de vedação. Essas fachadas possuem o “efeito chaminé”, em que o ar quente que sobe suga o ar mais gelado para dentro da cavidade, devido à pressão. Isso resulta em um ar sempre renovado.

    Uma das principais vantagens das fachadas ventiladas é de não precisar realizar uma manutenção frequente. Caso ocorra algum problema em uma placa, é possível removê-la facilmente. Além disso, a estanqueidade é garantida, graças à pressão existente na câmara ser menor do que a externa, o que faz com que a entrada da água seja dificultada. E outra vantagem é a capacidade de adaptação às variações de temperatura que acabam ocorrendo na estrutura dos imóveis.

  • Não sendo simplista, mas pra constatar, muitas das soluções tecnológicas não são adotadas no Brasil devido ao seu custo e pouco conhecimento local