SóProvas


ID
3274651
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Boa parte dos fármacos disponíveis no arsenal terapêutico exerce seus efeitos farmacológicos a partir da interação com receptores fisiológicos, podendo neles atuar como agonistas ou antagonistas.

Considerando-se essa classificação de fármacos, o que é um agonista inverso?

Alternativas
Comentários
  • Agonista refere-se às ações ou estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva.

    Agonista inverso causa uma ação oposta do agonista.

    Antagonistas agem como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista.

    Os antagonistas são classificados em:

    ·        Parcial/total: antagonista parcial não anula totalmente o efeito de um agonista, sendo este mais utilizado, já o total atua somente no problema, não interferindo nas partes que estão funcionando.

    ·        Reversível/irreversível: antagonista reversível/irreversível, o agonista tem ao poder de reverter e o outro de inibir os efeitos do antagonista

    ·        Competitivo/alostérico: antagonista competitivo impede o agonista de se encaixar, competindo com o mesmo e o alostérico atua em receptores que tem o efeito diminuidor liberado pelo agonista