SóProvas


ID
3278284
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os atributos essenciais para a liderança em enfermagem

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    estão as características inerentes à própria pessoa, traduzindo-se em qualidades pessoais que norteiam suas ações.

  • A prática da liderança em enfermagem não difere na essência de outras áreas. A liderança é necessária em todos os tipos de organização que são subdivididas em departamentos . Onde administrar precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas , e ter principalmente a capacidade de resolução de problemas e atividades frente ao mesmos.

  • Questão retirada do artigo : "A COMPETÊNCIA DA LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: CONCEITOS, ATRIBUTOS ESSENCIAIS E O PAPEL DO ENFERMEIRO LÍDER"

    Atributos essenciais para liderança em enfermagem:

    Nesta categoria, abordamos aspectos ou atributos relevantes que devem estar presentes, ou até mesmo serem desenvolvidos, no profissional líder de enfermagem. Atributos são características inerentes à própria pessoa, traduzindo-se em qualidades pessoais que norteiam suas ações, sendo de imensurável relevância para o exercício de atividades profissionais. Alguns atributos têm sua origem na personalidade (exemplo: integridade); outros, nas características pessoais (flexibilidade) e outros nas capacidades individuais (compreensão dos conceitos)

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre liderança em enfermagem.

    A) INCORRETO, porque a liderança não é da personalidade, das características pessoais e das capacidades individuais. A liderança é algo trabalhado, não apenas por quem teve sucessivas vivências em diferentes cargos de chefia, mas em enfermeiros que se esforçam para desenvolver a habilidade de liderança, independente de suas características pessoais.

    B) INCORRETO. Líderes se inscrevem habilidades técnicas, administrativas e relacionais que garantem o exercício da liderança a todo o grupo e não apenas as preferências do grupo e da direção dos estabelecimentos assistenciais de saúde. Essa característica não tem relação com classe social. 

    C) INCORRETA. O líder deve incluir o raciocínio crítico para avaliar condições de trabalho, apontar desempenhos ineficientes e empreender estratégias para melhoria do processo de trabalho do grupo. Não há necessidade de confronto com dirigentes para conquistas que resultem em benefícios.

    D) INCORRETO. O líder se destaca na manutenção de boa rede de relacionamentos com sua equipe. Não deve haver antecipação de movimentos dos subordinados para que este possa se antecipar e impedi-los de organizarem resistência ao seu comando. Muitas vezes as ideias vindas da equipe trazem muito mais benefícios ao trabalho, pois estes estão incluídos no processo de assistência direta e podem contribuir com sua experiência pratica.

    E) CORRETO, pois todo líder tem características inerentes à própria pessoa, que se traduzindo em qualidades pessoais que norteiam suas ações e afetam diretamente a gestão do grupo, propiciando um ambiente de qualidade.

    Resposta do Professor: E.