SóProvas


ID
3278347
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

E. O., 27 anos, com diagnóstico de infecção urinária de repetição, recebeu prescrição médica de antibióticos não disponíveis na farmácia da unidade de saúde. Não tendo recursos financeiros para compra-los, não cumpriu a prescrição, agravando seu estado de saúde. De acordo com a Política Nacional de Humanização, situações como essa não deveriam ocorrer, tendo como orientação:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    CLINICA AMPLIADA E COMPARTILHADA

    O que é?

    A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.

    Como fazer?

    Utilizando recursos que permitam enriquecimento dos diagnósticos (outras variáveis além do enfoque orgânico, inclusive a percepção dos afetos produzidos nas relações clínicas) e a qualificação do diálogo (tanto entre os profissionais de saúde envolvidos no tratamento quanto destes com o usuário), de modo a possibilitar decisões compartilhadas e compromissadas com a autonomia e a saúde dos usuários do SUS.

     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Política Nacional de Humanização.

    A) INCORRETO porque não é necessário identificação dos pacientes que necessitam tratamento imediato, pois todos têm direito ao acesso e tratamento. Não se pode separar e fornecer a medicação para alguns e não todos.

    B) INCORRETO porque a ampliação do diálogo entre profissionais e população, entre profissionais e administração, promovendo a gestão participativa não conseguirão a medicação para a paciente. A gestão participativa serve para identificar os problemas com a população e tentar resolve-los com ações dos gestores.

    C) CORRETO, pois o reconhecimento do paciente como sujeito autônomo não justifica a questão, pois segundo a constituição a saúde é direito de todos e dever do estado. A co-responsabilidade pelo processo de produção de sua saúde mostra que ele deve ser capaz de buscar os meios necessários para cuidar-se. A busca do medicamento na unidade mostra que a usuária buscou resolver tal necessidade.

    D) CORRETO. A ampliação dos recursos de intervenção sobre o processo saúde-doença, considerando sujeito e a doença, a família e o contexto, possibilita a todos o acesso ao tratamento necessário.

    E) INCORRETO, pois a definição de protocolos clínicos garante a eliminação de intervenções desnecessárias, mas não disponibiliza o básico que a usuária necessita, respeitando a individualidade e necessidade do sujeito.

    Resposta do Professor: D.