SóProvas


ID
3279100
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e sua adequação à ortografia oficial.


A expectativa de mudança provocou uma grande tensão nos cidadãos, deixando‐os hesitantes quanto a seu futuro.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a ênclise do termo "deixando-os", ela é obrigatória, entre outros, nos casos de gerúndio SEM precedência de preposição.

    Caso haja preposição ou palavra atrativa antecedendo o gerúndio, ocorrerá a próclise. Ex: Em se tratando de cinema, prefiro as comédias.

    Fonte: Apostila da professora Selma Frasão.

    Espero ter ajudado. Qualquer erro, por favor me avisem.

  • CERTO

  • forma correta de escrita da palavra é expectativa, com x, se quisermos referir uma espera feita de forma esperançada ou uma espera baseada em probabilidades. A palavra espectativa, com s, não se encontra dicionarizada, embora possa ser concebida como uma palavra cognata de espectar, ou seja, de ver.

  • Complementando:

    forma correta de escrita da palavra é hesitar, em se tratando de um verbo com significado de ficar indeciso, demonstrando insegurança, dúvida e incerteza. Deverá ser escrito com h inicial e s na segunda sílaba: he-si-tar. A palavra esitar, sem h inicial, está errada.

    O verbo exitar, sem h inicial e com x na segunda sílaba, também está correto, mas apresenta outro sentido, indicando o ato de ter êxito. É um verbo pouco usado pelos falantes.

  • eu fiquei meio assim por causa da parte "hesitantes quanto a seu futuro" porque achei que o correto seria "hesitantes quanto aos seus futuros", já que é dos cidadãos que estamos falando...

  • Complemento..

    O gerúndio é fator de próclise quando temos a preposição "em"

    Nos demais casos, não temos tal exigência.

    Sucesso!

  • Para quem teve dúvida concernente à crase:

    O trecho "quanto a seu futuro" pode ser reescrito como "quanto ao seu futuro", pois a locução prepositiva "quanto a" é acompanhada de crase de forma facultativa quanto antecede o pronome possessivo "seu". A crase também é facultativa quando antecede substantivos próprios e expressões no plural. Ex:

    "Quanto a Orlando/Quanto ao Orlando - Quanto a Maria/Quanto à Maria"

    "Quanto a alunos/Quanto aos alunos - Quanto a alunas/Quanto às alunas"

  • O período não seguiu a regência do quanto ...(quanto a/ quanto ao). Não sei se colocaram para nos confundir ou se a banca que é nonsense

  • GABARITO: CERTO

  • Triste é ler todos os cometários e ver que nenhum sanou a sua dúvida. O argumento da Ana Letícia Lima, é a dúvida de muitos.

  • Esta é uma questão de ortografia e de entendimento sobre as convenções da gramática normativa. A frase em questão não apresenta nenhum desvio ortográfico. 

    Sobre a correção gramatical, possíveis pontos de dúvida são: 

    - deixando-os: o pronome fica em posição enclítica, isto é, após o verbo, já que não há nenhum elemento que exija a próclise (palavras de sentido negativo, pronomes indefinidos, expressões interrogativas, advérbios de modo geral, conectores subordinativos, em expressões com "em + pronome + gerúndio" e orações exclamativas ou optativas. Além disso, após uma pausa, a ênclise passa a ter preferência. Na frase, temos uma vírgula que expressa essa pausa.

    - quanto a seu futuro: a expressão "quanto a" é marcada corretamente sem a crase, já que seu complemento é uma palavra masculina (futuro). No que diz respeito à flexão de número, por entender que cada cidadão tem um futuro, uma concordância nesse sentido não é necessária. Poderíamos dizer, por exemplo, "Eles ficaram excitados quanto ao jogo" ou "Eles ficaram excitados quanto aos jogos".

    Por não apresentar nenhum desvio ortográfico ou incorreção gramatical, o item está correto.

    Gabarito da Professora: CERTO.