O sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidro - termo - eólico, com predominância de usinas hidrelétricas e, com múltiplos proprietários. O Sistema Interligado Nacional (SIN) é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte.
O objetivo do sistema é o melhor abastecimento de energia nas várias partes do país e, melhor exploração da diversidade entre os regimes hidrológicos das bacias. A integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e rentabilidade.
A capacidade instalada de geração do SIN é composta, principalmente, por usinas hidrelétricas alocadas em dezesseis bacias hidrográficas nas várias regiões do país. Houve também a instalação de usinas eólicas, principalmente nas regiões Nordeste e Sul, aumentando a importância dessa geração para o atendimento do mercado. As usinas térmicas, em geral localizadas nas proximidades dos principais centros de carga, desempenham papel estratégico relevante pois contribuem para a segurança do SIN.
No entanto, o SIN não consegue, ainda, atender as necessidades energéticas de todo o território nacional. Há a necessidade de construção de novas usinas primordialmente na região norte, o que depende de estudos e propostas soluções para a questão ambiental pelo IBAMA
Por conseguinte, a afirmativa apresenta uma ideia incorreta
A questão exige conhecimento específico acerca do tema. Há material disponível para estudo em publicações e sites mantidos pelos governos estaduais e federal.
Gabarito do Professor: ERRADO.