SóProvas


ID
3279439
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Ao todo, 56 pessoas morreram na rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim  (Compaj), em Manaus, informou o secretário de segurança pública do Amazonas, Sérgio Fontes. O motim durou mais de 17 horas. Inicialmente  o governo havia confirmado 60 mortes. 

                                                         

    Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


Diferentemente do que ocorreu em outras cidades, em Manaus não houve conexão entre as mortes e a existência de facções do crime organizado.

Alternativas
Comentários
  • O ano de 2017 começou de forma trágica para as famílias de mais de 50 detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, no Amazonas. Os presos foram mortos em uma briga entre facções, no que ficou marcado como o segundo maior massacre da história nos presídios do país. O líder no triste ranking das mortes em penitenciárias é o massacre do Carandiru, ocasião em que 111 presos foram mortos em uma ação policial durante uma rebelião em 1992.

    https://www.gazetadopovo.com.br/parana/presidio-privado-manaus-mortes/

  • Inaugurada em 1982, no governo de Gilberto Mestrinho, a Colônia Agrícola “Anísio Jobim" (CAIAJ) veio preencher uma lacuna que há muito existia no Estado do Amazonas , visto que a legislação  penal do  país previa, desde o início do século XX, a possibilidade de recolhimento de condenados em estabelecimentos agrícolas. Antes dela havia apenas a Penitenciária “Desembargador Raimundo Vidal Pessoa", a qual servia de cadeia e penitenciária ao mesmo tempo, sem qualquer critério de classificação ou de individualização da pena. A proposta é a separação de presos em regime fechado e aqueles em regimes semi -abertos. 
    O complexo Anísio Jobim é composto pela parte de regime fechado e aquela de regime semi - aberto. Funciona assim desde 1999 quando, no governo de Amazonino Mendes, foi finalizada a construção dos prédios necessários ao funcionamento do complexo.
    Neste Complexo, a janeiro de 2017 houve violenta rebelião. Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, Louismar Bonates, o motim começou durante o horário de visita de familiares e foi motivado por conflitos entre diversas organizações criminosas. — Houve um confronto entre dois grupos organizados de dentro do presídio, que têm conflitos e aproveitaram o momento da visita de familiares para fazer essa tomada — explicou Bonates, que negou que os visitantes tenham sido feitos reféns. 
     Ao que tudo indica as facções rivais (Família do Norte e Primeiro Comando da Capital) disputavam o comando do tráfico de drogas na região 
    Pelo que foi acima explicitado, a partir de informações obtidas através da mídia escrita e digital,  é possível auferir que a afirmativa é incorreta

    Gabarito do professor: ERRADO.