SóProvas


ID
327964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Tanto nas empresas comerciais quanto nas industriais, obtém-se o valor do estoque final de mercadorias e materiais utilizando-se os dados constantes em inventários periódicos e(ou) em inventários permanentes —, procedimento que é conhecido como regime de inventários. Acerca das características desse regime, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra "b" está errada, alguém poderia me auxiliar, pois no casdo do Inventário Permanente utilizamos as fichas de CONTROLE DE ESTOQUE, com ENTRADAS, SAÍDAS E SALDOS.

    Não estaria dispensado o inventário físico no final do período?
  • Caro colega,

    Veja a Resolução CFC n° 1325/11


    A1. A administração normalmente define os procedimentos, segundo os quais o estoque é contado fisicamente, ao menos uma vez por ano, para servir de base para a elaboração das demonstrações contábeis e, quando aplicável, para determinar a confiabilidade do sistema de controle permanente de estoque da entidade.

    Obs.: Em aula com o Professor Adelino, rede LFG, foi confirmada por ele a necessidade da contagem física do estoque no final de cada período, pois pode ocorrer fatos, como: estragar alimentos, furto, etc. Esses que podem fugir do controle das ferramentas utilizadas no processo do regime de inventário permanente.

    Bons estudos!!!
  • Resposta Correta: Letra D.

    De fato, como o inventário periódico é realizado em tempos em tempos e o controle dos custos não são realizados tempestivamente, o levantamento físico dos estoques, leva aos profissionais enquadrar toda a diferença entre o estoque inicial e o final como custos, neste pode estar incluídos roubos, desperdícios entre outros casos.
    Dessa forma, no inventário periódico todo aquele item que não for encontrado na contagem física será determinado como custo.

    Quanto a letra C, a aplicação da fórmula CMV= EI + CL - EF não é a única forma de se chegar ao CMV, além disso, a questão afirma que DEVE ser calculado pela fórmula matemática, no entanto, caso a entidade tenha registros contábeis eficientes, não será necessária a utilização da fórmula.

    Espero ter ajudado. Boa Sorte!!
  • O inventário periódico dificulta a identificação de saídas que não foram motivadas por vendas. - CORRETA

    No inventário periódico basicamente a empresa o final de certo período, contabiliza tudo que comprou e tudo que tinha antes e subtrai do estoque final. Ela não tem nenhum controle efetivo se o produto saiu pro venda ou por extravio/roubo.

  • Renato, cadê você?