SóProvas


ID
3279922
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

       O Atlas da Violência 2019 foi divulgado no último dia  5  de  junho.  Para  a  equipe  de  estudiosos  que  elaborou  o  documento,  o  número  de  homicídios  seria  maior  caso  o  Estatuto  do  Desarmamento  não  tivesse  sido  sancionado   em 2003. 

Internet: <https://veja.abril.com.br> (com adaptações). 

Acerca da situação apontada no estudo mencionado no texto  acima e de temas correlatos, julgue o item.


Os  estudos  apontaram  que  mais  de  três  quartos  das  vítimas de assassinato, em 2017, eram negros. 

Alternativas
Comentários
  • De 2007 a 2017, a desigualdade de raça/cor nas mortes violentas acentuou-se no Brasil. A taxa de negros vítimas de homicídio cresceu 33,1%, enquanto a de não negros apresentou um aumento de 3,3%. Em 2017, 75,5% das vítimas de homicídio eram pretas ou pardas. Mais uma vez, o Rio Grande do Norte está no topo do ranking, com 87 mortos a cada 100 mil habitantes negros, mais que o dobro da taxa nacional. Os cinco estados com maiores taxas de homicídios negros estão localizados na região Nordeste.

    http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34786

    http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf

  • Os dados de 2017 seguem como tendência para 2019 e, possivelmente, para o ano seguinte. Jovens negros estão sujeitos a exposição à violência numa proporção muito maior que outros grupos. Os indicadores socioeconômicos deste grupo estão entre os piores da sociedade com menor renda, escolaridade e acesso a melhores vagas de trabalho e maiores taxas de participação na população carcerária, evasão escolar e mortes violentas.  Item correto.

    Gabarito do professor: Certo.