SóProvas


ID
3280087
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto  aos  diversos  componentes  do  patrimônio  e  à  sua  relação  com  as  demonstrações  financeiras,  julgue  o  item.


O  evento  que  for  considerado  como  insubsistência  passiva será classificado como despesa.

Alternativas
Comentários
  • Contabilidade 3D

    Superveniência Ativa ou Superveniência do Ativo>>>Receita>>>Aumento do PL

    lnsubsistência Ativa ou lnsubsistência do Passivo>>>Receita>>>Aumento do PL

    Superveniência Passiva ou Superveniência do Passivo>>>Despesa>>>Redução do PL

    lnsubsistência do Ativo ou lnsubsistência Passiva>>>Despesa>>>Redução do PL

    ______________________________________________________________________________

    CERTO conforme a fonte. Mas a questão considerou o item ERRADO

  • Alan tenho o mesmo entendimento que o seu! Vai entender o que ela quis dizer

  • EU APRENDI ASSIM:

    SUPERVENIENCIA (SURGIMENTO); ATIVA (EX;VARIAÇÃO CAMBIAL POSITIVA ) +PL ; PASSIVA ( (EX;VARIAÇÃO CAMBIAL NEGATIVA) -PL

    INSUBISISTÊNCIA (AO CONTRARIO DESAPARECIMENTO); ATIVA (EX; CANCELAMENTO DE UMA DIVIDA) +PL PASSIVA (EX.PERDA TOTAL DE UM VEICULO )-PL O GAB ERA PARA SER ERRADO !

  • 41 Despesa que não tenha se processado na época própria corresponde à despesa orçamentária não executada, que ocorreu o
    empenho, mas este era insubsistente (insustentável, sem valor, sem fundamento) ou foi anulado no exercício anterior

  • Realizar uma verificação no inventário (imobilizado e intangível) da entidade no setor de patrimônio, de modo a separar as perdas. Os bens que não estejam sendo utilizados e que não tenham valor de venda, em virtude de serem inservíveis (obsoleto, quebrado, inutilizado, etc.), deverão ser baixados como perda diretamente em conta de resultado (VPD).

  • Fui conferir se a banca manteve o gabarito como ERRADO, sim é definitivo.

    4 candidatos entraram com recurso pra essa questão item 90 da prova de contador.

    Indeferiu os recursos.

    Aqui está o endereço do site da banca e concurso: http://www.quadrix.org.br/encerrados/2019/crogo2018.aspx

  • Questão sobre superveniências e insubsistências.

    A Lei n.º 4.320/64 ao abordar o tema “Da Contabilidade", determina que as variações patrimoniais devam ser evidenciadas, sejam elas independentes ou resultantes da execução orçamentária:

    Art. 100. As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistências ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.

    Segundo o MCASP, as variações patrimoniais podem ser definidas como:

    a. Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA): corresponde a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários;
    b. Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD): corresponde a diminuições na situação patrimonial líquida da entidade não oriundas de distribuições aos proprietários.

    Dica! No MCASP, a receita patrimonial é denominada de variação patrimonial aumentativa (VPA) e a despesa patrimonial sob o enfoque patrimonial é denominada de variação patrimonial diminutiva (VPD). Ambas não devem ser confundidas com a receita e a despesa orçamentária, abordadas na Parte I do Manual.

    Pois bem, nesse contexto é que surgem as superveniências e insubsistências ativas e passivas. Superveniência significa o aparecimento aleatório enquanto que insubsistência significa o desaparecimento aleatório. Resultado ativo significa aumento no PL enquanto que resultado passivo significa diminuição do PL.

    Por exemplo, se uma entidade recebe uma doação inesperada, um ativo aparece aleatoriamente, o que aumenta a situação patrimonial líquida da entidade (VPA). Ocorreu uma superveniência ativa.

    De outro lado, se uma entidade descobre uma dívida inesperada, um passivo aparece aleatoriamente, o que diminui a situação patrimonial líquida da entidade (VPD). Ocorreu uma superveniência passiva.

    A lógica da insubsistência é a mesma, só inversa. Se uma entidade toma um calote de um cliente, um ativo desaparece aleatoriamente, o que diminui a situação patrimonial líquida da entidade (VPD). Ocorreu uma insubsistência passiva.

    De outro lado, se uma entidade é perdoada de uma dívida, um passivo desaparece aleatoriamente, o que aumenta a situação patrimonial líquida da entidade (VPA). Ocorreu uma insubsistência ativa.

    Resumindo tudo isso que falamos:

    - Superveniência ativa = superveniência do ativo = receita (VPA) = aumento do PL.
    - Superveniência passiva = superveniência do passivo = despesa (VPD) = redução do PL.
    - lnsubsistência ativa = insubsistência do passivo = receita (VPA) = aumento do PL.
    - lnsubsistência passiva = insubsistência do ativo = despesa (VPD) = redução do PL.

    Atenção! Tudo isso que eu disse funciona muito bem no contexto mais recente de contabilidade pública, que tem como foco o patrimônio e incorpora práticas da contabilidade geral. Entretanto, uma parte da doutrina mais antiga de direito financeiro e AFO, com base no antigo foco da contabilidade pública que era no orçamento, dispõe que a insubsistência ativa seria equivalente a insubsistência do ativo, enquanto que a insubsistência passiva seria equivalente a insubsistência do passivo. Repare que eles só tiram o “do". O resumo para as insubsistências seria invertido, ficaria assim:

    - lnsubsistência ativa = insubsistência do ativo = despesa (VPD) = redução do PL.
    - lnsubsistência passiva = insubsistência do passivo = receita (VPA) = aumento do PL.

    Infelizmente a questão utiliza justamente essa nomenclatura mais antiga, considerando a insubsistência passiva como equivalente a insubsistência do passivo, sendo classificado como receita. Por isso o gabarito foi errado.

    Mas o mais correto seria, no mínimo, anular a questão, por causa dessa divergência que prejudica o julgamento objetivo do item.


    Gabarito da Banca: ERRADO.

    Gabarito do Professor: ANULADA.
  • A insubsistência do passivo, é classificado como receita, pois é o passivo diminuído.