SóProvas


ID
3280468
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional, às relações indivíduo/organização, à motivação, à liderança e ao desempenho, julgue o item.

Na  liderança  democrática,  as  tarefas  se  desenvolvem sem  qualquer interferência  do  líder,  deixando  o grupo livre  para  tomar  as  suas  decisões,  sem  qualquer controle.

Alternativas
Comentários
  • A LIBERAL

  • Sem qualquer controle .... NUNCA

  • A definição apresentada na questão é a de liderança liberal, e não democrática.

    Resposta: errado.

  • GABARITO ERRADO

    A questão refere-se ao estilo liberal ou laissez-faire (deixar fazer). Considerado o pior estilo de liderança. Dá total liberdade aos funcionários de decisão e execução, o líder tira duvidas, mas não faz intervenções drásticas e é um líder que disponibiliza recursos.

  • Gabarito: Errado

    Liderança quanto ao nível de controle:

    Autocrático: Alto. São os chefes mandões, autoritários. São chefes arianos.

    Democrático: Moderado. Deixa correr um pouco solto, mas interferem e perguntam quando

    sentem a necessidade. São chefes de escorpião.

    Liberal: Baixo. Quase não interferem, são mais consultivos. São os chefes aquarianos.

  • O Godim é um gênio!

    Juntando Gestão Estratégica com Horoscópo. Desse jeito nunca mais esqueço!

  • De acordo com os pressupostos da liderança democrática, cada membro do grupo tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho, devendo o líder da equipe ser objetivo, limitando-se a critérios e elogios a fatos ocorridos.

    Questão da cespe.

  • LÍDER AUTOCRÁTICO: Sem participação. Ênfase no líder. Centralizador. 

     

    LÍDER LAISSEZ-FAIRE: Liberdade total. Ênfase no liderado. (Barriga branca) 

     

    LÍDER DEMOCRÁTICO: Articulado, participativo. O líder é um membro do grupo. 

  • Questão trata da teoria dos estilos de liderança.

    Teoria dos três estilos de liderança – White e Lippit

    Como surgiu? Na década de 1930, Kurt Lewin orientou Rauph White e Ronald Lippitt numa pesquisa com três grupos de crianças. Essa pesquisa consistia em submeter os grupos a diferentes estilos de liderança. Os estilos de liderança são:

    ◼ Autocrático: focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    ◼ Democrático: é o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder ouve aqueles debaixo da sua liderança antes de tomar as decisões necessárias. O líder democrático pode ser:

    Consultivo: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.

    Participativo: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    ◼ Liberal/ Laissez-faire: nesse modelo a participação do líder é mínima. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.

    GABARITO: ERRADO

  • KKKKKK essa Quadrix é fogo hein! No concurso do CREFONO 5 deu como gabarito certo e agora dá como errado. Quando ela deu como certo, questionaram muito esta parte de não ter controle.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de liderança, sendo mais especificamente cobrado os estilos clássicos de liderança de Kurt Lewin.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Fazendo uma breve revisão da literatura aplica à gestão de pessoas, percebemos que os conceitos sobre liderança estão divididos em três abordagens principais: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional.


    Nesta esteira, dentro da abordagem de liderança chamada estilo de liderança, encontra-se a teoria de Kurt Lewin, que versa sobre os estilos clássicos de liderança: autocrática, democrática e liberal (laissez-faire).


    Segundo Ribas (2015), na abordagem chamada estilos de liderança o foco ainda é o líder, mas, neste caso, a liderança pode ser aprendida, ao contrário do preceituado na teoria dos traços. (Ribas, 2015, p. 299).


    Para o referido autor, na liderança autocrática apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem nenhuma participação do grupo. Já na liderança democrática as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo grupo; por fim, na liderança liberal o líder dá total liberdade ao grupo para tomar decisões.


    Por todo o exposto, a questão está errada ao afirmar que na liderança democrática, as tarefas se desenvolvem sem qualquer interferência do líder, deixando o grupo livre para tomar as suas decisões, sem qualquer controle; dado que estas características são da liderança liberal (laissez-faire) e não da liderança democrática.

    Fonte:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.


    Gabarito do Professor: Errado.