-
Chiavenato explica que, para os humanistas, a liderança pode ser visualizada sob 04 ângulos diferentes:
1 - Como fenômeno de influência interpessoal: A liderança decorre dos relacionamentos entre as pessoas. Trata-se da influência interpessoal exercida em alguma situação, por meio de um processo de comunicação. A influência se relaciona a conceitos como poder e autoridade.
2 - Como processo de redução da incerteza de um grupo: O liderados, normalmente, escolhem como líder aquela pessoa que é capaz de dar uma maior orientação e assistência ao grupo, ou seja, aquela pessoa que é mais capaz de ajudar o grupo a resolver os problema se tomar as melhores decisões. Portanto, a liderança tem o papel de “reduzir as incertezas” do grupo.
3 - Como uma relação funcional entre líder e subordinados (liderança funcional): Trata-se da relação entre o líder e o grupo, que repousa em alguns aspectos, tais como: aliviar as tensões e manter o equilíbrio; a maior parte das necessidades individuais é satisfeita por meio de relações com outras pessoas e grupos sociais; e, relacionar-se com outras pessoas é um processo ativo (e não passivo) de satisfazer necessidades.
4 - Como processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação (liderança situacional): Liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas para convergir esforços no sentido da realização de objetivos em determinada situação. A liderança depende, portanto, de três variáveis: líder, subordinados e situação.
Fonte:Estratégia concursos.
-
Liderança é poder. É só pensar no senhor de 60 anos que trabalha há 40 na fábrica. Todos o veem como líder. Em momentos de grande de incerteza, colegas sondam o cara para saber o que ele pensa. Segue outra questão que trata do assunto:
QUESTÃO CERTA: Constituem táticas para aumentar a base de poder: entrar nas áreas de grandes incertezas; criar dependência; fornecer recursos escassos; satisfazer as contingências estratégicas; fazer um apelo direto.
Resposta: Certo.
-
CERTO, ANTES DOS TEXTOES O GABARITO, POR FAVOR.
-
Certo
CAMINHO-META
Identifica e detalha diferentes comportamentos de liderança e sua adequação às contingências ambientais e características dos liderados. É dividida em 4 estilos de liderança.
• Líder diretivo: Indicado para realização de tarefas ambíguas, pois o líder explica o que se deve fazer de maneira clara e objetiva.
• Líder apoiador: Indicado para tarefas repetitivas, estressantes e desagradáveis, pois o líder atuará de forma aberta, igualitária e receptiva.
• Líder orientado para resultados: O líder confia no grupo e enfatiza a definição de objetivos claros e desafiadores.
• Líder participativo: Líder consultivo. Dessarte, os liderados têm autonomia diante de suas atividades.
-
Isso mesmo. Segundo Chiavenato, os liderados, normalmente, escolhem como líder aquela pessoa que é capaz de dar uma maior orientação e assistência ao grupo, ou seja, aquela pessoa que é mais capaz de ajudar o grupo a resolver os problemas se tomar as melhores decisões. Portanto, a liderança tem o papel de “reduzir as incertezas” do grupo.
Gabarito: CERTO
-
Para
resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Liderança.
Diante disso, vamos a uma breve
explicação.
Primeiramente, é importante frisar que liderança
é um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais, como uma
influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo
de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
Segundo
Chiavenato 2003, para os humanistas, a liderança pode ser
visualizada sob diversos ângulos, a saber: Liderança como um fenômeno de
influência Interpessoal, Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo,
Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados, Liderança como
um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação.
(Chiavenato, 2003, p. 122). (Grifo nosso).
Neste contexto,
podemos entender a liderança como um processo de redução de incerteza de um
grupo, na qual o líder é escolhido por ser a pessoa que melhor pode assistir o
grupo, bem como orientá-lo a alcançar as suas metas e objetivos. Deste modo, o
líder é um tomador de decisão ou quem ajuda a tomar decisões.
Por
todo o exposto, a questão está certa, pois, segundo Chiavenato, para os
humanistas, a liderança pode ser vista como um processo de redução da incerteza
de um grupo.
Fonte:
Chiavenato, Idalberto. Introdução
à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna
administração das organizações. - 7ª. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª
reimpressão.
Gabarito do Professor: Certo.
-
Meu Deus do céu, toda porcaria de questão desse assunto tem um conceito diferente e TODOS estão certos. Porém, do nada, numa questão específica, o "homem da banca" resolve entender que não, mudando uma palavrinha a questão fica errada. Desânimo total de estudar essa matéria.
-
Imaginei a cena: estou com uma dúvida e vou perguntar a minha chefe, isso reduz os processos de incerteza no trabalho, porque tenho a orientação de alguém mais qualificada.
Gab.: Certo