SóProvas


ID
3280654
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        O  ministro  da  Cooperação  Econômica  e  do  Desenvolvimento  da  Alemanha,  Gerd Müller,  se  reuniu,  no  dia  9  de  julho  de  2019, às  15h30,  com  o ministro  do Meio  Ambiente  do  Brasil,  Ricardo  Salles.  De  acordo  com  a  embaixada  da  Alemanha,  os  ministros  falaram  sobre  proteção climática, proteção da Amazônia e desenvolvimento  sustentável. 

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

Tendo  o  texto  acima  apenas  como  referência  inicial  e 
refletindo sobre temas correlatos, julgue os itens de 37 a 40.

O Brasil tem encontrado na França um aliado de suas
políticas ambientais, sendo aquele país um dos
maiores defensores também do acordo União
Europeia‐Mercosul.

Alternativas
Comentários
  • Enquanto o setor industrial francês comemora, agricultores, ambientalistas e inúmeros políticos da França, inclusive do partido do governo, se opõem abertamente ao acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado no dia 28 de junho.

    Esses setores contrários ao acordo redobraram a pressão sobre o presidente Emmanuel Macron para que a França não ratifique um tratado que irá permitir a entrada de produtos agrícolas, sobretudo do Brasil, no país.

    [...]

    O Europa Ecologia Os Verdes denuncia a política ambiental do presidente Bolsonaro, o aumento do desmatamento no Brasil, o uso maciço no Brasil de pesticidas e a fiscalização pouco rigorosa da produção alimentar no país.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/07/07/na-franca-acordo-entre-ue-e-mercosul-enfrenta-oposicao-e-protestos-de-agricultores-ambientalistas-e-ate-ministros.ghtml

  • Errado

    Segundo dados da Global Forest Watch, iniciativa da WRI, o territorio francês perdeu 37,2 Km² de floresta em 2018. Parte do desmatamento está relacionado à mineração - sobretudo a ilegal - e outra, maior, a atividades agrícolas.

  • As queimadas na floresta Amazônica fizeram com que os ânimos entre os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da França, Emanuel Macron, se acirrassem. Houve troca de acusações entre os dois mandatários, já que o europeu acusou o brasileiro de não saber lidar com o problema ambiental e de não saber se comportar como presidente da república.

    Resposta: Errado

  • Gabarito E

    Pelo contrário, a França é uma oposição.

  • Governo da França diz que se "opõe" a acordo entre UE e Mercosul... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/09/18/governo-da-franca-diz-que-se-opoe-ao-acordo-com-mercosul.htm?cmpid=copiaecola

  • O presidente da França odeia o Bolsonaro. Daí da pra saber

    Na época das queimadas da Amazônia chegou a oferecer dinheiro pra supostamente ajudar, mas na verdade queria era explorar o território amazônico. A Amazônia é nossa e isso ninguém toma.

  • A questão ambiental é tema recorrente em provas e deve ser acompanhada com bastante atenção. O texto aborda uma reunião entre autoridades ligadas ao tema do Brasil e Alemanha para discutir sustentabilidade e proteção da Amazônia.

    Análise da afirmativa:

    A França, em diversos momentos, por meio de declarações de autoridades diversas vem deixando claro sua discordância com a atual política ambiental brasileira. O acordo comercial entre a União Europeia e o MERCOSUL tem sido questionado tanto por autoridades francesas como de outras nações europeias devido ao aumento do desmatamento no Brasil. A França também questiona o acordo especificamente por aplicar políticas protecionistas ligadas a agricultura nacional que poderiam ser prejudicadas na concorrência com produtos brasileiros.   Afirmativa errada. 


    Gabarito do professor: Errado.