SóProvas


ID
3281455
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
CODESG - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Francisco é auxiliar administrativo na empresa Raio Forte há cinco anos, possuindo como qualificação apenas a formação no ensino médio. João é engenheiro civil e trabalha na mesma empresa há seis meses e, após sofrer acidente de trabalho, foi readaptado na função de auxiliar administrativo por motivo de deficiência física, deficiência devidamente atestada e comprovada. Ambos trabalham no mesmo estabelecimento, com a mesma carga horária. Assim, na qualidade de advogado, Francisco lhe questiona os seus direitos sobre equiparação salarial. Diante das informações e de acordo com a CLT, alterada pela Lei nº 13.467/2017, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Art. 461. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.

    § 4º - O trabalhador readaptado em nova função por motivo de deficiência física ou mental atestada pelo órgão competente da Previdência Social não servirá de paradigma para fins de equiparação salarial.

  • Gabarito: A

    Consoante art. 461, CLT, sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade. 

    Entretanto, em atenção ao art. 461, § 4º, CLT, o trabalhador readaptado em nova função por motivo de deficiência física ou mental atestada pelo órgão competente da Previdência Social não servirá de paradigma para fins de equiparação salarial.  

    @procuradorias_pgm

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre equiparação salarial, especialmente as previsões da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


    A) A assertiva está de acordo com art. 461, § 4º da CLT.


    B) Em que pese a previsto do caput do art. 461 da CLT, Francisco não faz jus a equiparação por João ser funcionário readaptado.


    C) As regras contidas no caput do art. 461 da CLT não prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira ou adotar, por meio de norma interna da empresa ou de negociação coletiva, plano de cargos e salários, dispensada qualquer forma de homologação ou registro em órgão público, consoante § 2º do mencionado dispositivo.


    D) O paradigma remoto é aquele que foi o primeiro a gerar uma sequência de equiparações, ocorrendo equiparação em cadeia. Em que pese o § 5º do art. 461 vedar a indicação dos mesmos, não é esse o caso em tela, visto que João e Francisco são empregados contemporâneos no cargo ou na função.


    Gabarito do Professor: A