SóProvas


ID
3281557
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Procurador Legislativo “X” é instado a se manifestar sobre a possibilidade de serem constituídas empresas estatais, seja para a prestação de serviços públicos, seja para a exploração de atividade econômica, e estará correto ao afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

  • CF Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

  • E

    a Constituição Federal expressamente concebe tal possibilidade, porém em qualquer caso, a empresa estatal sempre atuará em defesa do interesse público.

  • Entendo que a expressão interesse público, abordado pela alternativa "E", traz em seu bojo as concepções do interesse público primário e interesse público secundário. Assim, quando uma empresa estatal presta serviços públicos de forma predominante, estaria a entidade promovendo, primordialmente, o alcance do interesse público primário, consubstanciado em prática de atividades que visam, de forma direta e imediata, promover o bem-estar social, o bem comum. De outro modo, quando a empresa estatal possui como atuação predominante a exploração da atividade econômica, o escopo é o de atender ao interesse público secundário, que se materializa por meio de práticas que visam a atingir, primordialmente, o interesse do próprio ente estatal, não se olvidando este, entretanto, do alcance do interesse publico primário, que ocorre de forma mediata, indireta.

  • Art. 173, da Constituição Federal: "Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional (só podem ser invocados pela União) ou a relevante interesse coletivo (pode ser invocado por todos os entes), conforme definidos em lei"

  • RESPOSTA E

    e) a Constituição Federal expressamente concebe tal possibilidade, porém em qualquer caso, a empresa estatal sempre atuará em defesa do interesse público.

  • A questão exige conhecimento sobre as empresas estatais e solicita que o candidato assinale a alternativa correta. Vamos analisar cada uma das assertivas: 

    Alternativa "a": Errada. O art. 37, XIX, da Constituição Federal estabelece que "somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação".

    Alternativa "b": Errada. As empresas estatais podem ser criadas para  fins de exploração de atividades econômicas de interesse da sociedade. Nesse sentido, dispõe o art. 173 da Constituição Federal: "Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei".

    Alternativa "c": Errada. As empresas estatais podem ser cridas com a finalidade de prestar serviços públicos ou para a exploração de atividades econômicas de interesse da sociedade, não havendo a limitação indicada na assertiva.

    Alternativa "d": Errada. O art. 173 da Constituição Federal permite a criação de empresa estatal exploradora de atividade econômica quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo.

    Alternativa "e": Correta. A assertiva está em conformidade com o disposto no art. 173 da Constituição Federal, transcrito no comentário da alternativa "b".

    Gabarito do Professor: E
  • GABARITO: E

    Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.