SóProvas


ID
3281695
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto ao inquérito civil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    LETRA A: O inquérito civil público é um PROCEDIMENTO investigativo preliminar de cunho administrativo e inquisitorial a cargo do MP, destinado basicamente a colher elementos de convicção para subsidiar eventual propositura de uma ACP ou medida substitutiva.

    Somente o MP pode instaurar o inquérito civil. Entretanto, os demais colegitimados contam com algum respaldo para a reunião de elementos para instruir a ação, haja vista que o art. 8º da Lei 7.347/1985 permite-lhes requerer às autoridades competentes as certidões e informações que julgar necessárias.

    LETRA B: Ao promover o arquivamento, o membro do MP encaminha os autos ao órgão superior do MP, no prazo de 3 dias, sob pena de responsabilidade penal, trazendo os motivos que entender pertinentes.

    Porém, não são todos os arquivamentos que ficam sujeito à homologação do órgão revisor. Os arquivamentos promovidos pelo Procurador Geral da República e pelo PGJs do demais ramos do MPU não precisam se submeter ao crivo do órgão revisor (CSMP). A própria LOMPU, no inciso IV, art. 62, prevê essa dispensa.

    LETRA C: Incide aí cláusula de reserva de jurisdição, ou seja, tal meio de obtenção de prova só pode ser colhido mediante autorização fundamentada da autoridade judiciária competente.

    LETRA D: Na verdade, cuida-se de um procedimento INQUISITORIAL. Por isso, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal firmou-se no sentido de que “as garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditório não são aplicáveis na fase do inquérito civil, pois este tem natureza administrativa, de caráter pré-processual, que se destina à colheita de informações para propositura da ação civil pública, não havendo, portanto, que se falar em réu ou acusado, nessa fase investigativa“. (STF, RE 481.955-PR, Relatora Min. Carmen Lúcia, Primeira Turma, julgado em 09.12.2009)

    Aqui faz-se necessário reconhecer que, não obstante a sua inquisitividade, a doutrina moderna refere que há uma incidência mitigada do princípio do contraditório no inquérito civil, o que ocorre, por exemplo, na hipótese do direito de ser informado e no caso do direito de PARTICIPAÇÃO do sujeito ativo em determinados atos (DIDIER; ZANETI, 2018). Importante consignar, ainda, que o investigado tem a garantia, por exemplo, de ser acompanhado por advogado, ou mesmo contra-arrazoar o recurso contra a decisão de indeferimento do requerimento de instauração de inquérito civil (Res. CNMP 23/2007, art. 5.º, § 3.º).

    LETRA E: Diferentemente do que ocorre em relação ao inquérito policial, o inquérito civil tem seus atos marcados pela publicidade. Todavia, cumpre dizer que o art. 7o, da Res. 23, do CNMP, embora diga que se aplica ao inquérito civil o princípio da publicidade dos atos, excepciona isso paras as hipóteses de haver sigilo legal ou em que a publicidade possa acarretar prejuízo às investigações, casos em que a decretação do sigilo legal deverá ser motivada.

  • O inquérito civil na ACP é facultativo e de titularidade exclusiva do MP, tendo como objetivo angariar provas e elementos de convicção para o exercício da respectiva ação (art. 8º,§1º, ACP).

  • O MP pode instaurar inquérito civil

    Ou requisitar de qualquer organismo público ou particular, certidões, informações, exames ou perícias;

    No prazo de 10 dias;

    O Inquérito Civil ou as peças de informações arquivadas, serão remetidas ao Conselho Superior do MP no prazo de 3 dias.

    Falta grave.

    CSMP homologa ou rejeita o arquivamento em sessão.

    Até lá, poderão as associações apresentar razões escritas ou documentadas.

    Principais características do Inquérito Civil:

    a) procedimento administrativo;

    b) investigativo;

    c) inquisitorial (para a maioria, não existe contraditório e ampla defesa). Valor relativo das provas.

    d) unilateral;

    e) não obrigatório (facultativo);

    f) público;

    g) exclusivo do Ministério Público (só ele pode instaurar). Diferente do TAC, que tem como legitimados todos os órgãos públicos que podem propor ACP.

    h) nulidades e vícios no IC não refletem na ação judicial. Princípio da incolumidade do separável.

    i) sem decisão e sem aplicação de sanções, não criam, alteram ou extinguem relações jurídicas;

    j) obsta o prazo decadencial do CDC;

    l) não impede ações individuais;

    m) não é cabível inversão do ônus da prova.

  • Fiquei confuso:

    Assinale a alternativa incorreta: O inquérito civil é instrumento de atuação exclusiva do Ministério Público, tratando-se de procedimento administrativo, onde não se aplica nenhuma sanção ao acusado, deduzindo-se apenas, em seu objeto, pretensão de direito material, sem alterar a esfera jurídica do cidadão.