SóProvas


ID
3281755
Banca
VUNESP
Órgão
ESEF - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal estabelece que

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    CF

    Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. (A)

    § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções:

    I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; (D)

    II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal. (B)

    § 2º Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo. (C)

    § 3º Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão. (E)

  • RESUMINHO

    2/3 dep autoriza presidente ao julgamento no STF (crime comum) ou SENADO (crime responsabilidade)

    suspensão do pres. crime comum se recebida denuncia/queixa STF

    crime de resp instaurado processo pelo senado.

    Passou 180 dias sem julgamento , presidente volta a trabalhar normalmente

    Só vai preso após sentença penal condenatória com transito em julgado

  • Discordo do gabarito, sentença condenatória???? Cadê o trânsito em julgado?? Agora a banca quer que adivinhamos se é uma sentença recorrível ou irrecorrível?

  • MENOMÔNICO:

    Crime comum ---> STF

    Crime de responsabilidade ----> Instaurado o processo pelo Senado Federal.

    -----------------

    SENADO ou STF????

    lembrar o seguinte:

    SENado = RES (ao contrário) = SEr

    Logo, o outro será o Comum = STF

    ****

    Visite o meu IG de Concursos Públicos: estude e revise a Lei Seca no formato de --> Mapas Mentais em Blocos:

     

    https://www.instagram.com/ser_concursos_publicos/?hl=pt-br

  • Aê, Neto Miranda. Então, você também discorda da Constituição, pois esse é o texto que está lá.

  • Em 23/03/20 às 16:32, você respondeu a opção E.Você acertou!

    Em 02/03/20 às 15:58, você respondeu a opção E.Você acertou!

    Em 18/02/20 às 16:53, você respondeu a opção D.Você errou!

    Segue o fluxo.

  • O Presidente da República somente estará sujeito à prisão após sentença condenatória, nas infrações penais comuns. Não são admitidas prisões cautelares (flagrante delito, prisão temporária, prisão preventiva) do Presidente da República.

    ESTRATÉGIA

  • GABARITO: E

    a) ERRADO: Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

    b) ERRADO: Art. 86. § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções: II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal

    c) ERRADO: Art. 86. § 2º Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.

    d) ERRADO: Art. 86. § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções: I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;

    e) CERTO: Art. 86. § 3º Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão. 

  • GABARITO : E

    Diante da dificuldade, substitua o não consigo pelo : Vou tentar outra vez ! 

    RUMO #PCPR

  • Impeachment: deve ser entendido como o processo pelo qual o Poder Legislativo pune a conduta da autoridade pública, destituindo-a do cargo e impondo-lhe uma pena de caráter político em virtude de ter cometido crime de responsabilidade (art. 85 da CF/88).

    Fases:

    1) A Câmara dos Deputados, após admitida a acusação feita por qualquer cidadão, limita-se pela maioria de 2/3 de seus membros a receber ou não a denúncia (juízo de admissibilidade). A Câmara considera haver indícios e razoáveis provas do ato imputado ao acusado. Se não constata-se tal situação, pode-se arquivar.

    2) A acusação e encaminhada ao Senado Federal, que instaura o processo, suspendendo o Presidente de suas funções. Se decorrido o prazo de 180 dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.

    O papel do Senado, ao apreciar a imputação ao acusado de atos atentatórios a Constituição e a lei, previstos de forma genérica no art. 85 da CF/88 e especificados em lei ordinária especial (Lei 1.079/50), deverá limitar-se a verificação da adequação deles às hipóteses legais.

    3) O julgamento, presidido pelo Presidente do STF, poderá resultar em absolvição, com o arquivamento do processo, ou em condenação por 2/3 dos votos do Senado Federal, limitando-se a decisão a perda do cargo com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.

    Além do Presidente da República, de acordo com a CF/88, podem ser passíveis de responsabilização política os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, nos crimes conexos com aqueles praticados pelo Presidente, os Ministros do STF, os membros do CNJ do CNMP, o PGR e o AGU.

  • E

    NÃO ACREDITO QUE EU CAÍ NESSA!!!!!! MARQUEI A C PORQUE LI 180 DIAS AO INVÉS DE 120.

  • A Constituição Federal estabelece que

    A) admitida a acusação contra o Presidente da República, por três quintos da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Senado Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade. ERRADA.

    Art. 86. Admitida a acusação contra o PR, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o STF, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

    .

    B) o Presidente da República ficará suspenso de suas funções, nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Supremo Tribunal Federal. ERRADA.

    Art. 86. § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções: II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

    .

    C) decorrido o prazo de cento e vinte dias, se o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente da República, sem prejuízo do prosseguimento do processo. ERRADA.

    Art. 86. § 2º Se, decorrido o prazo de 180 dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.

    .

    D) o Presidente da República ficará suspenso de suas funções, nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Senado Federal. ERRADA.

    Art. 86. § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções: I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo STF;

    .

    E) enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão. CERTA.

    Art. 86. § 3º Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o PR não estará sujeito a prisão. 

  • PCPR 2021

  • Nos CRIMES COMUNS, o presidente da República ficará SUSPENSO de suas funções DESDE o recebimento da denúncia ou queixa pelo STF

    Nos CRIMES DE RESPONSABILIDADE o presidente ficara SUSPENSO de suas funções DESDE a instauração do processo pelo SENADO FEDERAL

  • GABARITO e.

    a) ERRADA. O quórum é dois terços.

    b) ERRADA. O Senado Federal julga o Presidente da República em crimes de responsabilidade.

    c) ERRADA. O prazo de suspensão é 180 dias.

    d) ERRADA. O STF julga o Presidente da República por infrações penais comuns que tenham conexão com a atividade presidencial.

    e) CERTA. Entendimento correto.

    Questão comentada pelo professor Luciano Dutra.

  • Perante:

    Supremo Tribunal Federal → Julgamento, nas infrações penais comuns.

    Senado Federal → Crimes de responsabilidade