SóProvas


ID
3282505
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A crítica mais dura sobre a divisão regional oficialmente adotada no Brasil diz respeito ao seu descolamento da realidade, pois, além de não considerar as relações de articulação inter‐regionais, também não considera suficientemente a formação social dessas regiões, além de se adequar artificialmente às divisões administrativas, o que provoca a inclusão de diferentes realidades sobre uma roupagem de homogeneidade e identidade.

Internet: <www.en.ipea.gov.br> (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto e a temas correlatos, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • O sul do país tem indicadores sociais superiores a média.

  • O NORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS É UM POUCO DIFERENTE DA REGIÃO SUL DESTE ESTADO, POIS APRESENTA ÍNDICE DE POBREZA ELEVADO.

  • A questão solicitada ao candidato apresenta uma breve citação sobre a diversidade regional do país que faz uma breve crítica a regionalização vigente, uma vez que ela não corresponde a realidade social, econômica e cultural que existe aqui no país.
    Para responder a questão, o candidato precisa ter conhecimento sobre a dinâmica econômica, cultural e social existente nas cinco regiões brasileiras.

    Feita a explicação prévia do que foi abordado na questão, vamos analisar abaixo as alternativas:

    Letra A - Incorreta, pois a região mais povoada -, dado expresso pela quantidade de habitantes por quilômetro quadrado -, segundo o censo de 2010 elaborado pelo IBGE, é a região Sudeste com 86,92 hab/km², seguida da região Sul com 48,58 hab/km². A região Nordeste é apenas a terceira mais povoada com 34,15 hab/km².
    Letra B - Incorreta, pois embora tenha apresentado uma relativa expansão nas áreas de mineração e agronegócio nos últimos anos, a região Norte é a segunda mais dividida politicamente com 7 estados. A primeira região mais dividida é a Nordeste com 9 estados.
    Letra C - Incorreta, pois embora tenha uma certa diversidade em relação à sua história e população, a partir da forte vinculação europeia, além de suas características físicas peculiares - como seu clima e sua vegetação -, a região Sul é uma das áreas que melhor possuem indicadores sociais aqui no Brasil. Para exemplificar essa afirmação, podemos citar alguns índices positivos da região, como a menor taxa de analfabetismo entre as regiões brasileiras (3,6 %), um elevado IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - (0,830) e uma baixa taxa de mortalidade infantil, estimado em 15,1 a cada mil nascidos.
    Letra D - Correta, pois Minas Gerais é um grande exemplo de como a regionalização não atende a diversidade contida em seu território. Prova disso, é a diferença de costumes, identidades que a população mineira apresenta ao longo do Estado. Um exemplo disso, é a cidade de Juiz de Fora (MG), localizada a sudeste do Estado, na qual seus habitantes, por conta da aproximação geográfica com o Estado do Rio de Janeiro, possui um sotaque, uma cultura e uma dependência econômica maior com os cariocas. Outro destaque é a região de Jequitinhonha, que possui fortes raízes nordestinas por conta de sua proximidade geográfica com a região Nordeste, e pela sua condição climática, que interfere na economia e na dinâmica social da população que vive ali. Portanto, conclui-se que Minas Gerais é um estado bastante diverso e que abriga diversas roupagens e identidades socioculturais ao longo de seu território.
    Letra E - Incorreta, pois Goiás e Mato Grosso, embora sejam estados com uma considerável presença de indústrias, possuem uma significativa dependência de seu PIB em atividades vinculadas ao agronegócio, sobretudo com a exportação de commodities - como carne bovina e soja -.

    Gabarito do Professor: Letra D.