No curso de Graduação de História a cadeira de Teoria de História propicia o conhecimento de várias linhas teórico metodológicas da História enquanto ciência. Portanto, cabe ao graduando estar apto a responder a questão que, no entanto, não apresenta grande dificuldade.
A obra “Domínios da História", de Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas é importante para o estudo do tema.
Entre as alternativas são apresentados os elementos fundamentais da História, que estão presentes em quaisquer correntes historiográficas.
A) INCORRETA- A divindade e o acaso não se referem à História. A intencionalidade , que se refere à ações humanas, pode ser um elemento de construção da História mas não sozinha.
B) INCORRETA – A vontade, a coragem e a consciência são elementos constitutivos das ações humanas mas não são suficientes para a construção e análise da História.
C) CORRETA- O historiador Marc Bloch sintetizou a proposta do trabalho com História desta forma: a história tem por objeto o homem . Por isso ela é a ciência que estuda os homens no tempo; é “uma ciência dos homens no tempo". E , do espaço porque os homens vivem em determinado espaço, mesmo que nômades.
D) INCORRETA – O tempo é elemento da construção da História, a natureza de certa forma pois se relaciona com o espaço mas, a questão da divindade está no âmbito da Teologia.
E) INCORRETA – O espaço geográfico é, sim, elemento da construção da História mas não a reflexão. O historiador trabalha com análise de documentos . A reflexão atende mais às questões da Filosofia.
Gabarito do Professor: Letra C.