Letra A. A Escola dos Annales, chamada pelo historiador inglês Peter Burke de "a Revolução Francesa da historiografia", foi um movimento historiográfico criado através da revista Annes d'histoire économique et sociale" criada pelos franceses Marc Bloch et Lucien Fevre, no ao de 1929. Criticavam a historiografia metódica/"positivista" do século XIX, a qual dava ênfase aos grandes feitos, grandes homens, priorizava a dimensão política e entendia que os documentos oficiais "falavam por si" (depois de passarem por um processo de crítica externa e interna). Por sua vez, os historiadores dos "annales" propunham uma abrangência das fontes documentais, das dimensões historiográficas e defendiam que o campo historiográfico deveria dialogar com outras ciências como, por exemplo, economia e sociologia.
História como narrativa vem da Grécia Antiga. Heródoto de Halicarnasso é considerado um dos primeiros historiadores, Foi geógrafo e historiador, nascido no século V a.C. (485 a.C.–425 a.C.) em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia). É dele a história da invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C., conhecida simplesmente como As histórias de Heródoto.
Já História como ciência é do século XIX. E, é daí que nasce a historiografia , que é a “escrita de uma pesquisa" ou “pesquisa que precisa de uma forma escrita, de uma narrativa". Resumindo, uma escrita da história.. O termo historiografia é composto a partir dos termos “história" (que vem do grego e significa pesquisa) e “grafia" (que também vem do grego e significa escrita).
A historiografia, ou escrita da história, portanto, permeia toda a história das civilizações desde suas primeiras manifestações.
A questão pede que seja indicada a alternativa que aponta a proposta de uma mudança de rumo da historiografia, em 1929.
A) CORRETA- A revista Annales dou origem a uma proposta de análise da História conhecida como “ École des Annales", como um “movimento de renovação historiográfica"
B) INCORRETA – A escola inglesa mais recente ou contemporânea é a New Left, a partir de publicações e debates entre historiadores como Robin Blackburn e Eric Hobsbawm. Mas é da década de 1960.
C) INCORRETA- A gênese da historiografia marxista é alemã e data do final do século XIX. Dela derivaram várias vertentes, que tiveram grande difusão nas décadas de 1960 e 1970 principalmente.
D) INCORRETA- A historiografia positivista francesa não tem sua origem em uma publicação e sim nas ideias do filósofo francês Conde de Saint Simon , que viveu de 1760 a 1825.
E) INCORRETA- A dialética alemã não é uma corrente historiográfica enquanto tal. E não é de 1929.
Gabarito do Professor: Letra A.