Mesmo que pouco conhecidas, pouco estudadas e pouquíssimo valorizadas, é inegável o entrelaçamento das histórias africanas com as histórias americanas e europeias , desde as Grandes Navegações e a colonização europeia nas regiões americanas. Ou seja, desde o final do século XV.
Normalmente as culturas europeias caucasianas são apresentadas como superiores porquanto eram aquelas dos povos dominadores.
Os nativos americanos, erroneamente denominados de “índios “ e, os africanos trazidos para o trabalho escravo, aparecem na história como “bárbaros" e de culturas “pobres e pouco desenvolvidas". Na verdade uma avaliação claramente etnocêntrica.
Entre as alternativas uma apresenta uma afirmativa correta sobre o tema em pauta
A) INCORRETA- Desde janeiro de 2003, a lei LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Alterou a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Passa a ser incluído no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Esta lei foi resultante da pressão dos movimentos negros no país, na medida em que a História no Brasil tradicional só apresentava a África e os africanos ou como escravos, ou como povos devastados por guerras civis, ditaduras, fome e miséria.
B) CORRETA- Este é um equívoco bastante comum: entender o continente africano como uma unidade étnica, cultural e política. Na verdade, a diversidade no continente é maior do que aquela encontrada no continente americano, no que diz respeito aos seus habitantes nativos. Somente na costa atlântica da África, entre o Golfo da Guiné e Angola, há por volta de 2000 línguas, havendo algumas que são faladas apenas por poucas centenas de pessoas. Estamos falando de um continente e não de um país ou de uma região.
C) INCORRETA – O maior país escravista da América foi, sem dúvida alguma, o Brasil. Foi inclusive o último a abolir a escravidão por lei. No entanto, a escravidão de africanos existiu em menores proporções em outras regiões da América, como nas colônias inglesas do sul na América do Norte, em ilhas do Caribe, como Jamaica, Cuba e Bahamas. Em pequena escala mas existiu também em colônias espanholas na América do Sul
D) INCORRETA- A contribuição cultural de povos africanos para a cultura brasileira é vasta e importante. Ela, no entanto, tem sido sistematicamente relegada à um papel marginal, sendo pouco conhecida e valorizada.
E) INCORRETA- O intercâmbio de povos europeus com povos africanos remonta à antiguidade, embora não fosse conhecida a África sub saariana. E, há registros de escravos africanos , entre eles mouros, nas regiões de plantio de açúcar na região do Algarve, em Portugal, no século XIV. Ao que tudo indica, o comércio de africanos para escravização foi introduzido no Mediterrâneo pelos árabes.
RESPOSTA: Letra B.