SóProvas


ID
3283813
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No desenvolvimento do jornalismo impresso, forma e conteúdo se tornaram indissociáveis, reconhecendo que o aspecto visual tem grande importância na atração do olhar do leitor e no estabelecimento até mesmo de um vínculo afetivo com ele. Assim, o planejamento gráfico integrou-se por completo ao fazer jornalístico. Acerca do projeto gráfico de um jornal, julgue o próximo item.

Como recurso de diagramação no jornalismo impresso, o intertítulo funciona para quebrar o texto em blocos chamados de retrancas, facilitando a leitura e retendo a atenção do leitor.

Alternativas
Comentários
  • Intertítulo: Cada um dos títulos que subdividem um texto extenso. A divisão da matéria em vários trechos destacados por entretítulos é um recurso gráfico-visual destinado a tornar o texto mais atrativo e fácil de ler.

  • Retranca:

    1. Matéria subordinada a outra matéria ou à manchete da página. (Agência/Jornal)

     

    2. É o nome que se dá à reportagem para identificá-la internamente. Geralmente é criado usando de duas a três palavras do VT com uma barra separando as palavras-chave. Uma retranca nunca deve ser alterada desde a pauta até o arquivamento da matéria, sob o risco de nunca mais ser localizada. Exemplos: VT CCJ/Guerra Fiscal, VT CDH/Equidade, VT Plenário/Código Florestal. (TV)

  • Como recurso de diagramação no jornalismo impresso, o intertítulo funciona para quebrar o texto em blocos chamados de retrancas, facilitando a leitura e retendo a atenção do leitor.

    Os blocos de texto quebrados por intertítulos (também conhecidos como entretítulos) não são chamados de retrancas. Retranca tem outro significado. Retranca significa termo ou palavra que serve para identificar e organizar os originais que vão para a paginação/diagramação, fazendo com que as páginas fiquem devidamente sequenciadas, o que causaria imensos transtornos para o diagramador, o revisor da arte final, e a impressão.