SóProvas


ID
3284170
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em arquivologia, o instrumento de pesquisa elaborado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico chama-se

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    INSTRUMENTOS DE PESQUISA

    GUIA: É destinado à orientação dos usuários no conhecimento e na utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo permanente. É o mais genérico, informa a totalidade dos fundos existentes do arquivo. Tem a finalidade de informar sobre o histórico, a natureza, a estrutura, o período de tempo, a quantidade de cada fundo

    integrante do acervo da instituição. Tem endereço, telefone, horário de

    funcionamento, condução p ara o local, regulamento de consulta, recursos oferecidos, requisitos exigidos do pesquisador.

    CATÁLOGO: Instrumento de Pesquisa elaborado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico. Inclui todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, descritos de forma pormenorizada ou sumária. Sua finalidade é agrupar documentos que versem sobre um mesmo assunto, produzidos na mesma época, digam respeito à mesma pessoa, etc.

    REPERTÓRIO: Trata-se de um catálogo seletivo, descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados. Os documentos têm valor específico sobre determinados assuntos. Tem a intenção de ressaltar documentos individuais.

    ÍNDICE: Instrumento de pesquisa auxiliar, lista sistemática, pormenorizada dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem para indicar sua localização no texto. Remete o leitor ao contexto onde se acha inserido o termo indexado.

    INVENTÁRIO: Instrumento no qual as unidades de arquivamento de um fundo são identificadas e descritas.

  • "Os índices, como instrumentos de pesquisa autônomos, procuram decompor os documentos em descritores, que podem ser temáticos, cronológicos, onomasiológicos, geográficos etc" (LOPEZ, 2002, p. 33) - Coleção Como Fazer.

    Logo, o ÍNDICE ENQUANTO INSTRUMENTO DE PESQUISA também se englobaria na definição proposta pela banca.

  • Os instrumentos de pesquisa são uma espécie de guia criados para facultar o acesso às informações nos arquivos permanentes. Cada um possui um objetivo, um nível maior ou menor de detalhamento e um objeto, mas o objetivo é sempre diminuir a distância entre o interessado e a informação.

    A questão quer que se identifique qual dos instrumentos elencados nas alternativas fazem referência ao instrumento de pesquisa que é elaborado levando em consideração o assunto (temático), a data (cronológico), nome (onomástico) e o local de produção do documento (geográfico).

    a) O catálogo é o instrumento de pesquisa que descreve os documentos peça por peça de séries documentais ou de conjuntos de documentos. É considerado um instrumento de pesquisa parcial, pois descreve partes do conjunto de documentos. É organizado segundo critérios temáticos (assunto), cronológicos (tempo), onomásticos (nome) ou toponímicos (lugar). A descrição pode ser sumária ou analítica, sendo a sumária uma descrição menos detalhada  e a analítica uma descrição detalhada. Certa.

    b) Inventário é o instrumento de pesquisa que descreve o acervo em sua totalidade ou parte dele. A descrição do acervo (ou parte dele) é feita de forma sumária. Errada.

    c) Índice é um documento que lista nomes, lugares, assuntos dos documentos do acervo que se ligam ao local onde a documentação se encontra. Errada.

    d) O Repertório descreve documentos seletivamente, de um ou mais fundos, minuciosamente. A diferença do catálogo é que aqui, depois de escolhido o conjunto de documentos, faz-se uma seleção dentro desse conjunto para descrever e não se descreve tudo, como nos catálogos. Errada.

    e) O guia é o instrumento de pesquisa dos arquivos permanentes mais genérico e mais popular. Possui uma linguagem simples que objetiva orientar os pesquisadores sobre o que o acervo contém e como ele pode ser utilizado. O guia também é um instrumento de difusão do acervo, ou seja, pode-se dar publicidade ao arquivo por meio dele. Errada.

    Gabarito do Professor: A
  • Q1001295- sobre o mesmo assunto.