SóProvas


ID
3286063
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A manutenção predial engloba atividades e serviços que garantem a segurança, a conservação e a confiabilidade da edificação. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

São exemplos de serviços de manutenção predial corretiva a impermeabilização de piso após detectada uma infiltração e a substituição de peça de elevador que parou de funcionar corretamente.

Alternativas
Comentários
  • manutenção predial corretiva se trata de um conjunto de serviços prestados para manter a conservação, a segurança e o bom funcionamento de estruturas prediais, corrigindo qualquer falha que tenha surgido (como infiltrações, rachaduras, pinturas de fachadas, pintura de demarcação de solo, pequenas edificações, instalação de portas e portões entre várias outras).

    Esse tipo de manutenção difere da manutenção preventiva e da preditiva por ser realizada apenas após o aparecimento de um problema no local. 

    Em geral a manutenção predial corretiva requer a interrupção de processos desenvolvidos no ambiente em que será realizada, embora a atuação de profissionais qualificados possa tornar esse hiato bem menor. É muito importante que a manutenção predial corretiva seja feita por uma equipe capacitada, e é indicada a contratação de uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço.

    GABARITO: Certo.

  • NBR 5674 / 2012 – MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES

    ANUTENÇÃO ROTINEIRA     (Limpeza geral)

    Caracterizada por fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, limpeza geral e lavagem de áreas comuns

    ·         MANUTENÇÃO CORRETIVA (EMERGENCIAL)

    Caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários

    ·         MANUTENÇÃO PREVENTIVA  

    Caracterizada por serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência e relatórios de verificações periódicas sobre o estado de degradação