-
"A manutenção predial é uma estratégia essencial para prédios e edifícios comerciais. Afinal, garante a segurança, a confiabilidade e a conservação das edificações.
Entre os tipos de manutenção predial, vale destacar a preditiva, que busca analisar constantemente as estruturas para mantê-las funcionais.
Essa manutenção é baseada na projeção do estado futuro dos sistemas e equipamentos por meio dos dados coletados.
Dessa forma, é possível verificar as condições operacionais e analisar as variáveis das estruturas. O principal objetivo da manutenção preditiva é otimizar o funcionamento de instalações, sistemas e equipamentos."
NBR 5674/2012:
-ROTINEIRA
-CORRETIVA
-PREVENTIVA
NBR 5462/1994:
-PREDITIVA e outras.
GABARITO: certo
-
A manutenção preditiva é uma técnica de manutenção com base específica no estado dos equipamentos ou das instalações. Trata-se de um acompanhamento periódico, baseado na análise de dados coletados por meio de monitoramentos programados ou inspeções de campo.
É um tipo de manutenção que se beneficia especialmente por seus baixos custos, porque é menos trabalhoso do que a manutenção preventiva, por serem baseados no estado real dos equipamentos e instalações e da necessária determinação de quando a manutenção deve ser realizada para minimizar os custos.
Manutenção preditiva X Manutenção Preventiva
Ao contrário do que alguns pensam, a manutenção preditiva é diferente da preventiva. Enquanto ambas buscam encontrar possíveis problemas e se antecipar a eles, cada uma faz isso de um jeito. A manutenção preditiva vai além. A ideia é encontrar sinais de possíveis problemas a qualquer momento, mesmo fora dos prazos de inspeção programados. É como se a manutenção preditiva fosse uma espécie de patrulha constante que tem o objetivo de proteger o local de qualquer tipo de imprevisto.
-
NBR 5462/1994:
2.8.9 Manutenção controlada/Manutenção preditiva
Manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva.