SóProvas


ID
328771
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Entre os critérios de excelência em gestão preconizados pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, no Instrumento para Avaliação da Gestão Pública - 2010, os requisitos do critério PESSOAS referem-se, entre outros à

Alternativas
Comentários
  • Conforme o documento “Instrumentos para a avaliação da gestão pública”, disponível em www.gespublica.gov.br:

    O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi criado baseado na premissa de que é preciso ser excelente sem deixar de ser público. A gestão pública por excelência é entendida como um modelo que adota fundamentos da gestão da excelência contemporânea aliados aos princípios constitucionais próprios da natureza pública das organizações. Os fundamentos da gestão por excelência são:

    1 – Pensamento sistêmico (as pessoas devem entender seu papel no todo)
    2 –Aprendizado organizacional (buscar novos conhecimentos individuais e coletivos)
    3 – Cultura da Inovação (ambiente favorável à criatividade, inovação e implementação de novas idéias)
    4 – Liderança e constância de propósitos (relacionado ao alto nível gerencial e assessoria da organização)
    5 – Orientação por processos e informações (relacionado a atividades e processos que agreguem valor para as partes interessadas)
    6 – Visão de Futuro (rumos, propósitos e compreensão de fatores externos que afetam a organização)

    7-Geração de Valor (relacionado ao alcance de resultados consistentes, aumentando valores tangível e intangível para todas as partes interessadas. Objetiva aprimorar as relações de qualidade e assegurar o desenvolvimento da organização. Para que ocorra da melhor forma é preciso investir em recursos intagíveis)

    8 – Comprometimento com as pessoas( melhorias da qualidade nas relações de trabalho)
    9 – Foco no cidadão e na sociedade
    10 – Desenvolvimento de parcerias
    11 – Responsabilidade social
    12 – Controle da Organização Pública pela sociedade
    13 – Gestão participativa

  • Ao tentar fazer a questão acabei errando e descobrindo qual a opção correta.
    Caros colaboradores, poderiam comentar melhor as opçoes de forma objetiva, pois iniciantes como eu julgo de grande valia esse sitio. E, se a intenção é ajudar, que seja de forma clara.
    Obrigado.
  • Gestão de pessoas – profissionalizar e capacitar continuamente 
    a força de trabalho. Neste sentido, ganham especial importância: 
    a criação e o gerenciamento de carreiras específicas alinhadas às 
    necessidades da administração e pensadas em uma perspectiva 
    estratégica; a definição de critérios para a ocupação dos cargos 
    e funções comissionados; a introdução da lógica de gestão 
    por competências para melhor alocação e uso dos talentos; e a 
    implementação de sistemáticas de incentivo e responsabilização.

    Letra "d"

    Fonte: Fundamentos do GesPública
    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/seges/forum_nacional_gp/Documento_referencia2009_29abr.pdf
  • O Modelo de Excelência em Gestão Pública é a representação de um sistema  gerencial constituído de oito partes integradas, que orientam a adoção de práticas  de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas  brasileiras a padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão.
    O primeiro bloco – Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade -  pode ser denominado de planejamento.
    O segundo bloco – Pessoas e Processos - representa a  execução do  planejamento. Nesse espaço, concretizam-se as ações que transformamobjetivos e metas em resultados. São as pessoas, capacitadas e motivadas,  que operam esses processos e fazem com que cada um deles produza os  resultados esperados.

    O terceiro bloco – Resultados – representa o  controle, pois serve para  acompanhar o atendimento à satisfação dos destinatários dos serviços e da  ação do Estado, o orçamento e as finanças, a gestão das pessoas, a gestão  de suprimento e das parcerias institucionais, bem como o desempenho dos  serviços/produtos e dos processos organizacionais.
    O quarto bloco – Informações e Conhecimento – representa a inteligência da  organização. Nesse bloco, são processados e avaliados os dados e os fatos  da organização (internos) e aqueles provenientes do ambiente (externos),  que não estão sob seu controle direto, mas, de alguma forma, influenciam  o seu desempenho. Esse bloco dá à organização a capacidade de corrigir ou  melhorar suas práticas de gestão e, conseqüentemente, seu desempenho.

    FONTE:http://www.gespublica.gov.br/projetos-acoes/pasta.2010-04-26.8934490474/Instrumento_ciclo_2010_22mar.pdf
  • Putz... Os caras que fazem essas provas tomam ácido mermão... Não é possível. Fica claro em todo o programa da Gespublica que a maior preocupação do programa é a criação de valor para o cidadão: "Visto como uma política pública fundamentada em um modelo de gestão específico, o Programa tem como principais características o fato de seressencialmente público – orientado ao cidadão(...)" Que maluquice dar a letra "d" como correta!
  • Bom.
    Antes de tudo, há que se levar em conta que a questão é da ESAF (abordagem mais literal que reflexiva).
    Depois, a questão é clara: a resposta deve ser extraída do "Instrumento para Avaliação da Gestão Pública – 2010”, nos requisitos do critério PESSOAS.
    Lá, no critério 6 - Pessoas, requisito 6.1 - Sistemas de trabalho, a letra E questiona "Como o desempenho das pessoas e das equipes é gerenciado, de forma a estimular a obtenção de metas de alto desempenho, a cultura da excelência na organização e o desenvolvimento profissional?"

    Puro e impossível decoreba.

    http://www.gespublica.gov.br/projetos-acoes/pasta.2010-04-26.8934490474/Instrumento_ciclo_2010_22mar.pdf
  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é necessário que tenhamos conhecimentos sobre o programa Gespública.

    Existem oito critérios de excelência da qualidade, conforme será verificado a seguir, segundo a Fundação Nacional da Qualidade (p.14 e 15):

    Liderança: análise e desenvolvimento de mercado, entendimento das necessidades e expectativas dos clientes atuais e potenciais, gerenciamento da marca e imagem da organização e relacionamento com clientes.

    Divido em:

    1. Governança corporativa
    2. Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência
    3. Análise do desempenho da organização

    Estratégias e Planos: cultura organizacional e desenvolvimento da gestão, da governança, dos riscos, da interação com as partes interessadas, do exercício da liderança e da análise do desempenho da organização.

    Divido em:

    1. Formulação das estratégias
    2. Implementação das estratégias

    Clientes: análise e desenvolvimento de mercado, entendimento das necessidades e expectativas dos clientes atuais e potenciais, gerenciamento da marca e imagem da organização e relacionamento com clientes.

    Divido em:

    1. Imagem e conhecimento de mercado
    2. Relacionamento com clientes

    Sociedade (cidadãos): responsabilidade socioambiental e desenvolvimento social, que incluem identificação das necessidades e expectativas da sociedade, atendimento à legislação.

    Divido em:

    1. Responsabilidade socioambiental
    2. Desenvolvimento social

    Informações e Conhecimento: informações da organização, desde a identificação de necessidades até a implantação do sistema de informação, e gestão do conhecimento organizacional, ao identificar, desenvolver, reter e proteger, difundir e utilizar os conhecimentos necessários para a implementação das estratégias.

    Divido em:

    1. Sistemas de trabalho
    2. Informações da organização
    3. Ativos intangíveis e conhecimento organizacional

    Pessoas: sistemas de trabalho, identificação de competências, seleção e integração de pessoas, avaliação de desempenho, remuneração e reconhecimento, capacitação e desenvolvimento, preparação de novos líderes e qualidade de vida.

    Divido em:

    1. Capacitação e desenvolvimento
    2. Qualidade de vida

    Processos: processos da cadeia de valor em interação, projetados para atender aos requisitos de produtos, das partes interessadas, que realizam as transformações e entregas da organização, considerando em destaque os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.

    Divido em:

    1. Processos principais do negócio e processos de apoio
    2. Processos relativos aos fornecedores
    3. Processos econômico-financeiros

    Resultados: apresentação de resultados estratégicos e operacionais relevantes para a organização, na forma de indicadores que permitam avaliar, no conjunto, a melhoria dos resultados, o nível de competitividade e o cumprimento de compromissos com requisitos de partes interessadas, nas perspectivas econômico-financeira, socioambiental e relativas a clientes e mercados, a pessoas e aos processos da cadeia de valor.

    Divido em:

    1. Resultados econômico-financeiros
    2. Resultados relativos aos clientes e ao mercado
    3. Resultados relativos à sociedade
    4. Resultados relativos às pessoas
    5. Resultados dos processos principais
    6. Resultados relativos aos fornecedores

    Tendo visto os critérios acima, concluímos que a alternativa "D" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: D

    Fonte:

    Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Modelo de Excelência da Gestão. Disponível em: <https://prod.fnq.org.br/comunidade/wp-content/uploads/2018/12/n_2_modelo_de_excelencia_da_gestao_meg_fnq.pdf> Acesso em: 15/09/2021.