SóProvas


ID
3287926
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

A INCRÍVEL JORNADA EM BUSCA DO CONHECIMENTO

Abril Branded Content

     Conhecimento que transforma: acompanhe, na linha do tempo a seguir, descobertas que ajudaram a desenvolver a sociedade. Controlar a realidade. É o que defendiam os filósofos Francis Bacon e René Descartes, que viam o conhecimento como uma forma de emancipação humana. Conhecer nos permite entender o mundo e, a partir dessa sabedoria, criar técnicas para dominar a natureza — ou pelo menos é o que a gente pensa que faz.

      Observar e compreender a origem do fogo, por exemplo, permitiu que os ancestrais humanos desenvolvessem métodos para acender as primeiras fogueiras, uma descoberta fundamental para a humanidade. Se esse conhecimento não tivesse sido passado de geração para geração, o mundo moderno não teria sido criado.

       A ideia de conhecimento caracteriza a passagem do mundo arcaico para o moderno: usando a razão, o homem pôde entender por que as coisas são como são e, a partir disso, buscar soluções para os grandes problemas do mundo, desde a cura de doenças até a descoberta da eletricidade.

Publicado em: 24/01/2018

Texto adaptado. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/a-

-incrivel-jornada-em-busca-do-conhecimento/

Acesso em: 01/02/2018

Assinale a alternativa em que as palavras são formadas por derivação parassintética.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? A derivação parassintética ocorre quando há acréscimo simultâneo de prefixo e de sufixo a uma palavra primitiva (substantivo ou adjetivo), vou eliminar uma de cada alternativa. Uma maneira clássica de perceber se a palavra sofreu derivação parassintética é retirar o prefixo ou o sufixo. Se alguma palavra sobrar com a retirada de um dos afixos e fizer sentido, existindo na língua portuguesa, mantendo o sentido do radical, aí não houve derivação parassintética.

    A) Abençoar, enriquecer, desalmado ? abençoar (a + bênção + ar); desalmado (des + alma + ado); enriquecer (en+rico+quecer).

    B) Inacreditável, maravilhoso, grandioso ? derivação sufixal, adjetivo "grande" + sufixo -oso.

    C) Preconceito, anormal, casarão ? derivação prefixal, prefixo -pre + substantivo "conceito".

    D) Refazer, pedregulho, acaso ? derivação prefixal, verbo "fazer" + prefixo -re.

    E) Compor, bebedouro, agressor ? derivação sufixal, verbo -bebe + sufixo -douro indicando um lugar, lugar que se bebe água.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito A

    Parassintética é o acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo disposto em ⇢ abençoarenriquecerdesalmado.

  • Nenhuma, ao meu ver, é derivação parassintética.. Todas existem se retirar os sufixos.. Não entendi!!

  • Na derivação parassintética ocorre o acréscimo do prefixos e sufixos ao radical da palavra primitiva, porém, diferentemente da derivação prefixal e sufixal, nenhum dos afixos pode ser retirado sem que a palavra perca o sentido. No caso, as palavras que precisam dos dois processos simultaneamente para terem sentido são: a (prefixo) + benç +o + ar (sufixo); en (prefixo) +riqu + ecer (sufixo); des (prefixo) + alm (radical) + ado, em A. Em B, inacreditável é formada por parassíntese, mas "maravilhoso" é formado somente por derivação sufixal: maravilh +oso (sufixo), assim como "grandioso". Em C, "preconceito" é formada por derivação prefixal; "anormal", existe somente com o sufixo: "normal" e "casarão" é formada por derivação prefixal. Em D, "refazer" é formada por derivação prefixal, assim como "pedregulho" e "acaso" por derivação prefixal. Em Em "compor" é formada por derivação prefixal; "bebedouro' é formada por derivação sufixal e "agressor" por derivação sufixal.

    Marize Amaral