Era uma quarta-feira, por volta das 16h, do dia 17 de abril de 1996. Cerca de 1,5 mil pessoas estavam acampadas na curva do S, em Eldorado do Carajás, sudeste do Pará, em forma de protesto. O objetivo era marchar até a capital Belém e conseguir a desapropriação da fazenda Macaxeira, ocupada por 3,5 mil famílias sem-terra.
A caminhada que tinha começado no dia 10 de abril foi parada com sangue em um ataque da Polícia Militar que ficou mundialmente conhecido como o . Um total de 155 policiais militares estiveram envolvidos na operação que deixou 21 camponeses mortos, 19 no local do ataque, e outros dois que faleceram no hospital.
c) A chacina de Colniza, ocorrido nesse município no noroeste do Pará (FOI EM MT) em janeiro de 2017, deixou nove pessoas assassinadas em um assentamento localizado em uma área de disputa por terras.
d) A missionária Dorothy Mae Stang foi assassinada, no dia 12 de fevereiro de 2005, em Anapu, sudoeste do Pará.
Ela nasceu em Ohio, nos Estados Unidos, mas decidiu ser cidadã brasileira, foi naturalizada e passou a morar na Amazônia.
Em Anapu, conheceu o drama do pequeno agricultor, sem terra para trabalhar.
Virou uma liderança na luta pela reforma agrária e começou a incomodar madeireiros, fazendeiros e grileiros da região.
e) No dia 17 de abril de 1996, dezenove sem terras foram mortos durante da ação da polícia do estado do Pará, episódio que ficou conhecido como massacre de Eldorado do Carajás.