SóProvas


ID
328798
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A maior parte dos princípios e práticas que suportam o TQM – Gerenciamento da Qualidade Total deriva de contribuições de um grupo restrito de estudiosos. Tidos como mestres, ou gurus, o conhecimento de seu trabalho é requisito para qualquer esforço visando compreender e implementar o TQM nas organizações. Sobre os Gurus da Qualidade e seus pensamentos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta: LETRA E

    Deming:

    - Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses. É o precursor da qualidade.


    Ishikawa:

    - Criador do Diagrama de Causa e Efeito.O diagrama é composto por uma linha central com ramificações na parte superior e inferior. O efeito, ou seja, o problema, é anotado na extremidade direita da linha central e as diversas categorias de causas de problemas (material, máquina, medida, mão-de-obra, método e meio ambiente) são anotadas nas extremidades das ramificações que são levemente inclinadas para o lado esquerdo, dando-lhe um aspecto de espinha de peixe, nome pelo qual é também conhecido.Utilizado para se chegar a QUALIDADE TOTAL.

    Juran:

    Para Juran, existem duas formas de se definir qualidade. A primeira delas é utilizada para designar um produto que possui as características procuradas pelo consumidor e, portanto, é capaz de satisfazê-los. De acordo com esta perspectiva, a alta qualidade implica altos custos. No entanto, qualidade também pode caracterizar a existência mínima ou ausência de falhas e deficiências e, portanto, menores custos. 

    Crosby:

    - Está associado aos conceitos de "zero defeito" e de "fazer certo à primeira vez". Para ele, qualidade significava conformidade com especificações, que variam conforme a necessidade do cliente. (Zero Defect)

    Feigenbaum:

    - Deu origem ao conceito de controle da qualidade total, tratando-o como questão estratégica que demanda profundo envolvimento de todos dentro da organização. A qualidade seria um modo de vida para as empresas, uma filosofia de compromisso com a excelência.

  • RESPOSTA: LETRA E
     
    a) Deming contribuiu decisivamente no movimento japonês em prol da qualidade. Segundo ele, a administração da qualidade compreende três processos básicos: planejamento, controle e melhoria. Para ele, as abordagens conceituais necessárias ao gerenciamento dos três processos são similares àquelas empregadas na administração financeira. (ERRADO - JURAN criou a trilogia da qualidade, baseado em três processos)

    Contribuições de Deming:
    - Propôs uma importante abordagem de gestão da qualidade baseada na evidência estatística focada na contínua redução das variabilidades dos processos.
    - Estabeleceu 14 Princípios da Qualidade.
    - PDCA de Shewart-Deming.

    b) Formado dentro de empresas, ao contrário dos demais mestres, considera-se um pensador de negócios pragmático e não um guru da qualidade. Ishikawa criou a concepção Zero Defect e popularizou o conceito de fazer certo da primeira vez. (ERRADO - CROSBY foi quem criou o conceito de Zero Defeito)
     
    Contribuições de Ishikawa:
    - Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Causa-Efeito ou Diagrama de Espinho-Peixe
    - Círculos de Controle da Qualidade (CCQ) enfatizando o lado humano da qualidade.
     
    c) Juran criou os famosos círculos de controle da qualidade. Além dos CCQ, as suas sete ferramentas constituem importante instrumental de auxílio nos processos de controle da qualidade. Ao contrário de outras metodologias, que colocam a qualidade nas mãos de especialistas, ele acreditava que as sete técnicas podiam ser utilizadas por qualquer trabalhador. Redefiniu o conceito de cliente, para incluir qualquer funcionário que recebe como insumo os resultados do trabalho executado anteriormente por um colega. (ERRADO – ISHIKAWA criou os círculos de controle da qualidade - CCQ)
     
    Contribuições de Juran:
    - Criou os conceitos de cliente interno/externo.
    - Classificou os custos da não qualidade (custos das falhas internas/externas, custos de avaliação e custos de prevenção)
    - Criou as três fases da qualidade (planejamento, controle e melhoria da qualidade) – famosa trilogia da qualidade.

    d) Crosby talvez tenha sido o mais celebrado guru da qualidade. Comparado com os demais mestres, cujas orientações são de caráter marcadamente prático, pode ser considerado um filósofo, um pregador em busca de discípulos. Diz-se que muitos dos que adotam suas ideias o fazem com devoção quase religiosa. (ERRADO – mas não encontrei embasamento para esta afirmação)

    Contribuições de Crosby:
    - Conceito de Zero Defeito.
    - Propôs um programa para melhoria da qualidade com quatorze pontos.
     
    e) Feigenbaun deu origem ao conceito de controle da qualidade total, tratando-o como questão estratégica que demanda profundo envolvimento de todos dentro da organização. A qualidade seria um modo de vida para as empresas, uma filosofia de compromisso com a excelência. (CERTO)
     
     

  • Estou com o material do estrategia concursos onde o prof.Carlos Xavier afirma que Armand Feigenbaum destaca apenas o papel dos gerentes e que o TQC deveria ser conduzido por especialistas em controle da qualidade. Mas pelo que eu andei pesquisando essa informação está incorreta. 

    Ainda bem que tem o comentário dos colegas para esclarecer essas duvidas, caso contrário no dia da prova seria porrada.