(A) ERRADO: "Freud estabeleceu, como equivalente à regra fundamental [da livre associação] para o analisando, uma também para o analista, a conhecida 'regra da atenção flutuante'."
(B) CERTO: "Desiludido com o método [da hipnose] (até porque Freud não era um bom hipnotizador), substituiu-o pela livre associação de idéias, também conhecida como regra fundamental."
(C) ERRADO: Vide respostas acima.
(D) ERRADO: "(...) a tendência atual [da psicanálise contemporânea] é que o analista considere a interpretação como não mais do que uma “hipótese” que está sendo levantada por ele, cabendo ao paciente aceitá-la ou refutá-la, porém o mais importante é que ele “reflita” sobre ela."
(E) ERRADO: "Como nos mostrou Freud (1913), o divã faz parte de um certo cerimonial que compõe o fazer clínico da psicanálise. (...) A passagem ao divã, por significar a introdução ao paciente da regra fundamental, tem como conseqüência todos os aspectos que esta regra envolve: ficar deitado, dizer tudo que vem à mente, passar da ação às palavras."
Gabarito: B
FONTES:
-- GARCIA, Simone Ribeiro; MARTINS, Francisco. Lógica conversacional e técnica psicanalítica. Ágora (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 249-270, Dec. 2002. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982002000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 Mar. 2020.
-- ZIMERMAN, David E. Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão. Porto Alegre: Artmed, 2008.