Prezados, gabarito letra B. Vejamos conceitos:
Armand Vallin Feigenbaun
Feigenbaun é o pioneiro no uso da expressão ― qualidade total, através de seus estudos realizados na General Eletric (GE). Em sua abordagem, a qualidade deveria ser vista como instrumento estratégico pelo qual todos os trabalhadores devem ser responsáveis. A qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso de excelência. Este autor enumerou quatro características essenciais em um sistema organizacional provido de qualidade total:
1. Os processos de aperfeiçoamento da qualidade são contínuos;
2. Todo o esforço é documentado, de sorte que as pessoas da organização possam visualizar onde, como, por que e quando suas atividades afetam a qualidade;
3. Tanto a gerência como as demais pessoas abraçam a ideia de desempenharem suas atividades com qualidade; e
4. Aperfeiçoamento técnico e planejamento para oferecer inovações que sustentem positivamente a relação cliente/organização.
Por fim, destaca-se que Feigenbaun foi a primeira pessoa a realizar estudos sobre os custos da qualidade, demonstrando os custos envolvidos na garantia ou na falta de qualidade nas organizações (custos da prevenção, da avalição, de falhas internas e de falhas externas).
Kaoru Ishikawa
Nascido no Japão em 1915, Ishikawa gradou-se em Química Aplicada na Universidade de Tóquio e foi professor e consultor de empresas. Ishikawa também contribui para o modelo japonês na formulação do Controle da Qualida de por toda a Empresa. Além de, ajudar a difundir as ferramentas e técnicas de analise e solução de problemas e gerenciamento de rotina, em especial as sete ferramentas da qualidade que são utilizadas pelos Círculos de Controles da Qualidade.
Na década de 60, o teórico e engenheiro Kaoru Ishikawa desenvolveu as 7 ferramentas da qualidade, com as quais é possível propor soluções para problemas que afetem os processos produtivos de uma empresa.
As 7 ferramentas de qualidade são:
1. Fluxograma;
2. Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe);
3. Folha de Verificação;
4. Diagrama
de Pareto;
5. Histograma;
6. Diagrama de Dispersão; e
7. Cartas de controle
Bons estudos.