SóProvas


ID
3289402
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Quadra - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo e responda à questão.

TEXTO I
Idosos são mais propensos a espalhar notícias falsas

      Um estudo apontou que pessoas com mais de 65 anos são mais propensas a divulgar na internet notícias falsas, também chamadas de "fake news".
      O artigo - assinado por Andrew Guess, da Universidade Princeton, e Jonathan Nagler e Joshua Tucker, da Universidade de Nova York (NYU), ambas nos EUA - foi publicado pela revista científica Science Advances na última quarta-feira (9). Nele, os autores analisaram as publicações de um grupo de usuários do Facebook durante a campanha presidencial americana, em 2016.
     A pesquisa concluiu que, de forma geral, o "compartilhamento de artigos de sites de notícias falsas foi uma atividade rara". "A ampla maioria dos usuários do Facebook no nosso banco de dados (91,5%) não divulgou nenhum artigo de portais de notícias falsas em 2016", dizem os autores.
    Mas o estudo identificou que os usuários na faixa etária mais velha, acima dos 65 anos, compartilharam sete vezes mais artigos de portais de notícias falsas do que o grupo etário mais jovem (18 a 29 anos).
     Dentre os que divulgaram notícias falsas, havia mais eleitores do Partido Republicano (38 usuários) - grupo político do presidente Donald Trump - do que do Partido Democrata (17). Ao todo 18,1% dos eleitores republicanos analisados pelo estudo divulgaram notícias falsas, ante 3,5% dos eleitores democratas.
    Para definir quais sites eram difusores de "fake news", os autores se basearam em listas de acadêmicos e jornalistas, entre os quais uma elaborada pelo jornalista Craig Silverman, do portal BuzzFeed. 

Influência de "fake news" em eleições
    A eleição de Trump - assim como a de Jair Bolsonaro (PSL) no Brasil - foi marcada por discussões sobre a possível influência das chamadas "fake news" - conteúdos falsos divulgados como se fossem notícias verdadeiras, muitas vezes para gerar receitas publicitárias.
    Alguns analistas afirmaram que esses conteúdos tiveram um impacto que pode ter afetado o resultado eleitoral nos EUA em 2016. Os autores do artigo dizem, porém, que estudos indicam que esses argumentos "são exagerados".
     A pesquisa afirma ainda que as pessoas que compartilhavam mais notícias eram em geral menos propensas a divulgar conteúdos falsos. "Esses dados são consistentes com a hipótese de que pessoas que compartilham muitos links têm mais familiaridade com o que elas estão vendo e são mais aptas a distinguir notícias falsas de notícias reais", diz o estudo.
     Os autores apontam, porém, que não foi possível descobrir se os participantes sabiam que estavam divulgando notícias falsas.
     Os pesquisadores dizem também que os achados indicam que questões demográficas devem ser mais enfocadas em pesquisas sobre o comportamento político, conforme a população americana envelhece e a tecnologia muda com grande velocidade.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil46849533?ocid=socialflow_facebook. Acesso em: 12 jan. 2019.

Quanto ao emprego dos verbos, qual é a afirmativa FALSA?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Queremos uma alternativa que esteja incorreta:

    ? O verbo saber, no trecho ?não foi possível descobrir se os participantes sabiam que estavam divulgando notícias falsas? (l. 34), está no modo subjuntivo ? incorreto, o verbo está conjugado pretérito imperfeito do modo indicativo, na 3ª pessoa do plural.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito B

    O verbo saber, no trecho “não foi possível descobrir se os participantes sabiam que estavam divulgando notícias falsas”, está no modo subjuntivo. ERRADA ESSA AFIRMAÇÃO

    Pretérito imperfeito do indicativo .( sabiam)

    Pretérito imperfeito do subjuntivo ( se eles soubessem)

  • Quanto ao emprego dos verbos, qual é a afirmativa FALSA?

    A) O verbo ser, no trecho “Esses dados são consistentes com a hipótese”, está flexionado de forma correta.

    Sujeito simples. Regra geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa.

    B) O verbo saber, no trecho “não foi possível descobrir se os participantes sabiam que estavam divulgando notícias falsas”, está no modo subjuntivo.

    Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu___ (pudesse, fizesse...) Terminação em -SSE. Muito relacionado ao futuro do pretérito (-ia).

    C) O verbo dizer, no trecho “os pesquisadores dizem também que os achados indicam”, está no presente do indicativo.

    Presente do indicativo

    eu digo

    tu dizes

    ele diz

    nós dizemos

    vós dizeis

    eles dizem

    D) O verbo ser, no trecho “conteúdos falsos divulgados como se fossem notícias verdadeiras”, está no pretérito imperfeito do subjuntivo.

    Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eles___ (caíssem, bebessem...) Terminação em -SSE. Muito relacionado ao futuro do pretérito (-ia).

    GAB.. LETRA "B"

  • GABARITO B

    _______________________________________________________________

    B) O verbo saber, no trecho “não foi possível descobrir se os participantes sabiam que estavam divulgando notícias falsas”, está no modo subjuntivo. ( ERRADO )

    Algo que ajuda bastante a conjugar o subjuntivo é usar o um ' que" antes do verbo.

    Que eles soubessem

    ____________________________________-

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!